Questões de Secretariado

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

Entre os instrumentos de trabalho para o secretariado de um evento, inclui-se

a) cadastro atualizado de endereço de autoridades, intelectuais, lideranças sociais e outros segmentos que façam parte do foco de interesse da instituição que promove o evento.
b) manual de redação e estilo da organização promotora do evento.
c) catálogo de fornecedores de serviços gráficos.
d) cadastro de empresas concorrentes.
e) manuais de classificação de livros e de revistas eletrônicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

Em relação às tecnologias utilizadas na organização, na divulgação e na execução de um evento voltado para o público interno, como, por exemplo, funcionários de uma instituição, assinale a opção correta.

a) O evento interno dispensa o uso de tecnologias, pois o contato pode ser todo feito de forma interpessoal.
b) A única tecnologia indispensável é o telefone, para que os funcionários possam tirar dúvidas e receber informações sobre o evento.
c) Entre os recursos tecnológicos necessários para a realização de um evento interno estão telefone, computador, impressora, intranet, microfones e projetor multimídia para exibição do conteúdo das palestras.
d) Devem-se usar serviços de telex, fax, datilografia e taquigrafia.
e) Rádio, televisão, sistema de teleconferência e sistema digital de gravação de imagens e sons são obrigatórios.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Secretário Executivo

Ano de 2009

Acerca das técnicas de arquivo, julgue os itens subsequentes.

O sistema direto de arquivamento é utilizado quando a consulta, feita no arquivo, dispensa o auxílio do índice.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

O evento realizado com o objetivo de promover novo produto ou serviço de uma empresa comercial, pode ser corretamente classificado como

a) promocional.
b) educativo.
c) científico.
d) de entretenimento.
e) promocional, educativo e cultural.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

Considerando as normas da redação oficial, assinale a opção correta.

a) Com a finalidade de evitar equívocos, o cargo da autoridade que expede o documento oficial, o nome e sua assinatura devem ser apresentados em página isolada do expediente.
b) No fechamento de um aviso, o signatário deve usar o termo Respeitosamente, devido às formalidades legais da petição.
c) Por ser um documento oficial que circula entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o memorando é considerado uma forma de comunicação interna.
d) Em ofícios, memorandos e requerimentos, os comentários de solicitação e os encaminhamentos a respeito do assunto tratado devem ser apresentados na parte denominada assunto, de forma sucinta.
e) Por se tratar de um documento oficial que visa tramitar rapidamente, é facultativo ao memorando o registro do local e da data em que foi expedido.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Secretário Executivo

Ano de 2009

Acerca das técnicas de arquivo, julgue os itens subsequentes.

Na ordenação alfabética, quando os nomes forem precedidos de título honorífico e pronome de tratamento, devem ser considerados para efeito de arquivamento, sendo colocados no fim da notação, entre parênteses. Por exemplo, Dr. Roberto Santos, arquiva-se SANTOS, Roberto ( Dr..

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

A respeito das características da linguagem usada na redação oficial, assinale a opção correta.

a) Comunicar com impessoalidade e clareza é uma das finalidades básicas da redação oficial, que deve permitir aos receptores uma única interpretação.
b) O padrão culto da linguagem empregado em comunicações oficiais caracteriza-se pela aceitação e consagração de expressões e clichês do jargão burocrático.
c) A formalidade de tratamento é dispensável quando signatário e destinatário trabalham em um mesmo órgão administrativo.
d) Devido à exigência de clareza na exposição e transmissão de informações, admitem-se redundâncias e repetições de ideias em documentos oficiais.
e) Por se tratar de documentos oficiais cujos signatários e destinatários variam, observa-se a ausência de uniformidade na redação oficial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCE - TO - Assistente de Controle Externo - Técnico em Secret

Ano de 2009

A respeito dos pronomes de tratamento e do emprego destes na redação oficial, assinale a opção correta.

a) O tratamento senhor deve ser empregado em comunicações dirigidas a autoridades hierarquicamente superiores que não admitem ser tratadas por Vossa Senhoria.
b) Os pronomes de tratamento eclesiásticos Vossa Eminência e Vossa Santidade exigem verbos flexionados na segunda pessoa.
c) Os pronomes de tratamento Você e Doutor referem-se a funcionários dos governos locais que não possuem cargo de chefia.
d) A forma de tratamento Vossa Reverência deve ser empregada em comunicações dirigidas a reitores de universidades.
e) Devem ser empregados na terceira pessoa os pronomes possessivos que se referem aos pronomes de tratamento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Secretário Executivo

Ano de 2009

Acerca das técnicas de arquivo, julgue os itens subsequentes.

Os sobrenomes compostos de palavras ligadas por hífen ou apóstrofo serão considerados como uma só palavra.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Secretário Executivo

Ano de 2009

Como resultado de sua importância histórica, a profissão de secretário executivo foi regulamentada pela Lei n.º 7.377/1985 e pela Lei n.º 9.261/1996. A respeito dessas leis, julgue os itens seguintes.

A regulamentação da profissão de secretário executivo dispõe acerca de seu exercício por profissionais com formação em nível superior e também em nível médio ( técnico em secretariado ).

A resposta correta é:

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