Questões de Secretariado

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

Qual das alternativas abaixo corresponde aos preceitos da comunicação empresarial moderna?

a) Acusamos o recebimento de...
b) A presente tem por finalidade...
c) Venho por meio desta...
d) Informamos que...
e) Levamos ao seu conhecimento...

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

De acordo com o Código de Ética da categoria, constituem-se direitos dos secretários(as):

a) Jornada de trabalho de no mínimo 6 horas e no máximo 8 horas.
b) Garantir a integridade e defender as lideranças da categoria.
c) Participar de decisões na organização, representando, sempre que possível, sua categoria.
d) Defender equiparação salarial, revelando injustiças na categoria.
e) Defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

O artigo 5º do Capítulo III do Código de Ética do Secretário A versa sobre direitos fundamentais. Qual das alternativas NÃO faz parte desse artigo?

a) Procurar informar-se de todos os assuntos a respeito de sua profissão e dos avanços tecnológicos, que poderão facilitar o desempenho de suas atividades.
b) Cumprir a jornada de trabalho em conformidade com a jornada do executivo.
c) Direcionar seu comportamento profissional sempre a bem da verdade, da moral e da ética.
d) Considerar a profissão como um fim para a realização profissional.
e) Lutar pelo progresso da profissão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

Em uma carta comercial, após a data e referência vem o endereçamento. Dentro dos princípios atuais de redação empresarial, o endereçamento deve constituir-se em cada linha, respectivamente, de:

a) Título do interessado, nome do interessado, endereço da empresa.
b) Nome e título do interessado, cargo, nome da empresa, endereço.
c) Título e nome do interessado, cargo.
d) Nome da empresa, endereço, nome do interessado, cargo.
e) Título do interessado, nome do interessado, cargo, área, nome da empresa, endereço.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

As técnicas de um bom atendimento telefônico preconizam que:

a) Se quem fez a ligação for hierarquicamente superior a quem vai receber, entra primeiro na linha aquele que tiver cargo superior.
b) Se os interlocutores tiverem cargo semelhante, entra primeiro na linha quem fez a ligação.
c) Peça gentilmente ao interlocutor que se identifique e evite perguntar sobre qual assunto ele quer tratar, pois pode ser confidencial.
d) São palavras de cortesia e devem ser utilizadas: Muito obrigado, por favor, às ordens, meu bem e querida.
e) Entra primeiro na linha quem recebe a ligação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

A formatação de um ofício obedece a requisitos específicos, portanto o endereçamento deve ser colocado na(o)

a) canto superior direito.
b) canto superior esquerdo.
c) parte central superior.
d) parte central inferior.
e) canto inferior esquerdo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

As abreviaturas de: memorando, com cópia, telefone, à atenção de, são, respectivamente:

a) memo, c/c, tel., at.
b) mem., c/cópia., fone, em att.
c) memo, com/c, fone, att.
d) mm., c/c, tel., at
e) memo., c.c., tel, em at.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

Na organização de uma reunião, em que será feita uma apresentação em Power Point, você deverá dispor dos seguintes equipamentos:

a) Retroprojetor, projetor multimídia, videocassete.
b) Tela de projeção, projetor multimídia, microcomputador.
c) Retroprojetor, videocassete, projetor de slides.
d) Tela de projeção, flip-chart, microcomputador.
e) Tv, videocassete, microcomputador.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

Uma característica fundamental à secretária é saber trabalhar em equipe e preocupar-se com o autodesenvolvimento. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

a) O feedback deve ser avaliativo e generalizado.
b) Um bom feedback deve permitir a reflexão e mudança de comportamento.
c) O mais alto nível de motivação reside nas necessidades sociais.
d) A melhor forma de administrar conflitos é adotar uma atitude defensiva.
e) Uma pessoa assertiva demonstra atitudes positivas e intolerância ao erro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCENTRO

PRODESP - Secretária

Ano de 2003

Assinale a alternativa correta:

a) I, III e V são afirmações incorretas.
b) I, II e V são afirmações incorretas.
c) IV e V são afirmações corretas.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a IV é incorreta.

A resposta correta é:

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