Questões de Secretariado
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
Conforme MEDEIROS (2009), há algumas técnicas de organização do trabalho que têm proporcionado vantagens enormes aos administradores. Essas técnicas são:
I. Definição dos objetivos a alcançar.
II. Delegação de autoridade.
III. Assessoria.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III
e) I, II e III.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
Conforme KASPARY (2007), a ata é redigida por um secretário efetivo do órgão ou, na falta desse, por um
a) secretário "ad hoc".
b) secretário geral.
c) secretário assistente.
d) presidente do órgão.
e) presidente "ad hoc".
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes considerações a respeito da "Digitação Qualitativa", de acordo com KASPARY (2007).
( ) Os números cardinais, quando designam um ano, devem ser escritos sem ponto ou espaço separando as classes.
( ) Entre palavras e após sinais de pontuação, o espaço máximo permitido é de um toque.
( ) Com a finalidade de emparelhar a margem direita do papel, pode-se deixar espaço entre o hífen que marca a translineação e a parte da palavra por ele dividida.
( ) A palavra Senhor não poderá ser abreviada quando seguida de substantivo próprio ou personalizado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.
e) V - F - F - F.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
Ao utilizar as regras de alfabetação, em nomes espanhóis, uma secretária registrará "Francisco de Pina de Mello" e dará entrada no arquivo, como
a) Pina de Mello, Francisco de.
b) Pina de, Francisco de Mello.
c) Mello, Francisco de Pina de.
d) Mello de Pina, Francisco de.
e) Mello de, Francisco de Pina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
O método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. Segundo PAES (2002), o método alfanumérico é considerado um sistema
a) semidireto.
b) semi-indireto.
c) direto.
d) indireto.
e) index.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
Segundo RIBEIRO (2002), "Etiqueta é a forma de os indivíduos se conduzirem de acordo com normas preestabelecidas numa sociedade visando um convívio agradável e uma comunicação fluida".
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes considerações, com base no cotidiano, a respeito de Etiqueta e Comportamento Organizacional.
( ) A pessoa mais importante estende a mão a que lhe foi apresentada ou faz reverência com a cabeça.
( ) Apresenta-se sempre a pessoa mais importante à menos importante.
( ) Uma mulher nunca se levanta quando é apresentada a outra mulher ou a um homem, salvo quando a pessoa apresentada é um sacedorte ou uma pessoa muito mais idosa.
( ) Não se usa mais dizer "Muito prazer".
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.
e) V - F - F - F.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
É necessário que o profissional de secretariado conheça os serviços que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) oferece para o uso adequado dos serviços postais. Assim sendo, relacione a coluna 2 à coluna 1, associando os tipos de serviços aos respectivos códigos.
Coluna 1
1. Sedex 3 direções.
2. Sedex Convencional.
3. Sedex Livro.
4. Seed Convencional.
Coluna 2
( ) Serviço de encomenda expressa que abrange coleta e/ou recebimento, transporte e entrega domiciliar de cargas fracionadas com até 2kg.
( ) Serviço de envio de encomendas, correspondências e documentos urgentes, com prioridade no tratamento e na entrega domiciliar.
( ) Destina-se ao envio de documentos, carnês, faturas, correspondências simples ou registradas, com ou sem comprovante de entrega. Elimina a necessidade de selos e franqueamento.
( ) Serviço de encomenda expressa que abrange coleta e/ou recebimento, transporte e entrega domiciliar de cargas fracionadas com até 30 kg.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 - 3 - 2 - 4.
b) 3 - 2 - 4 - 1.
c) 3 - 1 - 4 - 2.
d) 2 - 4 - 3 - 1.
e) 1 - 2 - 4 - 3.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
"Reunião em que representantes de grupos, com delegação oficial, debatem assuntos de importância para seus representados, cada representação ocupa lugar determinado no plenário. As conclusões desses encontros, submetidas a votações, são registradas em atas ou anais." Esse conceito trata-se de
a) Convenção.
b) Congresso.
c) Conferência.
d) Assembleia.
e) Simpósio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
O Código de Ética é um dos instrumentos básicos para o direcionamento correto da atuação como profissionais. Constituem-se deveres fundamentais dos profissionais de secretariado, EXCETO:
a) Respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento.
b) Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público.
c) Defender a integridade moral e social da profissão.
d) Considerar a profissão como um fim para a realização profissional.
e) Exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNDATEC
CREMERS - Assistente Pleno em Secretariado
Ano de 2011
De acordo com o dispõe a Lei n.º 7377 de 30-09-1985, todas as atribuições a seguir são próprias do Técnico em Secretariado, EXCETO:
a) Organização e manutenção dos arquivos de secretaria.
b) Classificação, registro e distribuição da correspondência.
c) Redação e datilografia de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro.
d) Execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.
e) Correção ortográfica e revisão gramatical de material produzido pela chefia imediata, bem como de tudo o que for oriundo do setor no qual estiver lotado.
A resposta correta é: