Questões de Segurança no Trabalho

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Engenheiro Segurança do Trabalho

Ano de 2014

De acordo com a NR 33, os processos de gestão de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados devem incluir medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais, além de capacitação dos trabalhadores. Classifique os itens abaixo relacionados, de acordo com a classificação da NR 33, indicando “T” quando se referir a uma medida técnica de prevenção, “A” quando se referir a uma medida administrativa e “P” quando se referir a uma medida pessoal.

(......) possuir um sistema de controle que permita a rastreabilidade da Permissão de Entrada e Trabalho.
(......) implementar um Programa de Proteção Respiratória de acordo com a análise de risco, considerando o local, a complexidade e o tipo de trabalho a ser desenvolvido.
(......) proibir a ventilação com oxigênio puro.
(......) todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.
(......) manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado.
(......) encerrar a Permissão de Entrada e Trabalho quando as operações forem completadas, quando ocorrer uma condição não prevista ou quando houver pausa ou interrupção dos trabalhos.
(......) implementar um Programa de Proteção Respiratória de acordo com a análise de risco, considerando o local, a complexidade e o tipo de trabalho a ser desenvolvido.
(......) proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
(......) é vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.
(......) cabe ao empregador fornecer e garantir que todos os trabalhadores que adentrarem em espaços confinados disponham de todos os equipamentos para controle de riscos, previstos na Permissão de Entrada e Trabalho.
(......) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização.
(......) o número de trabalhadores envolvidos na execução dos trabalhos em espaços confinados deve ser determinado conforme a análise de risco.

A correlação correta de classificação, de cima para baixo, respectivamente, é

a) A, A, T, P, T, A, A, T, P, P, T, P
b) P, P, T, A, A, A, P, T, A, P, A, A
c) P, T, T, A, A, T, P, T, A, P, A, P
d) T, P, A, P, T, P, T, A, P, A, T, A
e) A, P, A, P, T, A, T, P, A, A, T, A

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Engenheiro Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Em atendimento às disposições da NR 35, o empregador de determinada empresa promoveu programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura. Joaquim, recém-empregado desta empresa, tornou-se um trabalhador capacitado para o trabalho em altura pela realização de curso constante deste programa, pois obteve aprovação no mesmo. O curso oferecido teve carga horária de 12 horas, com conteúdo programático idêntico ao que consta no item 35.3.2 da referida NR, totalmente teórico. Este curso foi ministrado em conjunto com o treinamento de integração promovido pela empresa. Oito horas deste curso foram realizadas durante o horário normal de trabalho e as demais quatro horas foram ministradas em horário diferente do horário normal de trabalho. Estas quatro horas que ultrapassaram o horário normal de trabalho foram devidamente remuneradas, pois este tempo despendido com treinamento foi computado como tempo de trabalho efetivo. Nestas condições, o empregador está descumprindo a NR 35, porque o curso ofertado a Joaquim para capacitação para realização de trabalho em altura

a) deveria ser ofertado com carga horária mínima de 16 horas.
b) além dos componentes teóricos do conteúdo ministrado, deveriam ser ministrados componentes práticos.
c) é proibido ser realizado em horário diferente do horário normal de trabalho, mesmo que estas horas excedentes sejam devidamente remuneradas.
d) não poderia ser realizado em conjunto com outro treinamento ofertado pela empresa, como o de integração.
e) não é ofertado com conteúdo preestabelecido na referida NR, devendo atender às necessidades especiais da empresa e do empregador, em qualquer situação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

De acordo com o Art. 200 da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT, cabe ao [......] estabelecer disposições complementares às normas da Segurança e Medicina do Trabalho, tendo em vista as peculiaridades de cada ativi dade ou setor de trabalho. Preenche corretamente a lacuna [......]

a) Conselho Regional de Medicina.
b) Ministério da Saúde.
c) Ministério do Trabalho e Emprego.
d) Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
e) Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Um profissional acaba de ser contratado, em regime Celetista, por uma empresa da área de Instalação Elétrica Industrial. De acordo as atividades e operações perigosas, artigo 193 da CLT, é correto afirmar que este profissional terá direito à 30% do adicional de periculosidade que incide sobre o salário

a) base e sobre este não é acrescido de outros adicio nais devido aos riscos de acidente elétrico.
b) base e sobre este é acrescido de outros adicionais devido ao contato com agentes nocivos (químicos, físicos ou biológicos).
c) mínimo e sobre este é acrescido de outros adicionais devido aos riscos adicionais, conforme descrito na NR 10, trabalho em altura, descargas atmosfé ricas e espaço confinado.
d) mínimo e sobre este não é acrescido de outros adi cionais devido aos riscos de acidente elétrico.
e) base e sobre este é acrescido de outros adicionais devido ao contato devido aos riscos adicionais, conforme descrito na NR 10, radiação, contato com o óleo Ascarel, fauna e flora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Com relação a divulgação e orientação sobre à SIDA (ou AIDS) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, pelas empresas, é correto afirmar que

a) é obrigatório e instituído em âmbito nacional através de uma Portaria interministerial entre os Ministérios da Saúde e do Trabalho, com a finalidade de divulgar os conhecimentos e estimular no interior das empresas, e em todos os setores de trabalho, a adoção das medidas preventivas da AIDS, passando a integrar a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (CANPAT).
b) não é obrigatório e fica a critério das empresas orientar e estimular, em todos os setores de trabalho, a adoção das medidas preventivas contra a SIDA (AIDS), passando a integrar na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).
c) não é obrigatório e fica a critério das empresas a confecção e distribuição gratuita de cartazes, livretes, cartilhas, distribuição de preservativos, folhetos e demais impressos relacionados com objetivos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (CANPAT).
d) é obrigatório e fica a critério do SESMT, através do profissional de enfermagem do trabalho, a divulgação educativa através da imprensa falada e escrita, exibição de filmes e slides sobre o assunto, com objetivos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (CANPAT).
e) não é obrigatório e fica a critério da entidade sindical de trabalhadores, dar toda sua cooperação à Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) através de palestras e debates.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

De acordo com o procedimento legal, em caso de uma anulação por irregularidades no processo eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a empresa deverá

a) denunciar sobre o processo eleitoral no Sindicato de Classe e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), prorrogar o mandato anterior até a regularização do processo eleitoral.
b) comunicar à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), uma vez confirmadas as irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correção e realizar um novo processo dentro de 24 horas após a comunicação.
c) comunicar o Sindicato da categoria sobre o ocorrido, e solicitar o acompanhamento de novas eleições no dia posterior da data em que ocorreram as irregularidades do processo eleitoral.
d) anular o processo eleitoral dos membros da CIPA e prorrogar o mandato anterior por mais 5 dias úteis, até a regularização do processo eleitoral.
e) convocar uma nova eleição no prazo de 5 dias, a contar da data de ciência do fato, garantidas as inscrições anteriores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

As proporções mínimas para a composição dos componentes da CIPA, de acordo com o quadro I da NR 5, em função do grau de risco da atividade econômica deverão ser formadas a partir de

a) 10 empregados para as empresas de grau de risco 3 e 4, a partir de 20 empregados para o grau de risco 2 e a partir de 501 empregados para o grau de risco 1.
b) 19 empregados para as empresas de grau de risco 3 e 4, a partir de 49 empregados para o grau de risco 2 e a partir de 499 empregados para o grau de risco 1.
c) 20 empregados para as empresas de grau de risco 3 e 4, a partir de 51 empregados para o grau de risco 2, e a partir de 501 empregados para o grau de risco 1.
d) 30 empregados para as empresas de grau de risco 3 e 4, a partir de 101 empregados para o grau de risco 2 e a partir de 1001 empregados para o grau de risco 1.
e) 50 empregados para as empresas de grau de risco 3 e 4, a partir de 101 empregados para o grau de risco 2 e a partir de 1001 empregados para o grau de risco 1.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

As jornadas de trabalho dos profissionais do SESMT, conforme NR 4, devem ser de

a) 8 horas para o auxiliar de enfermagem do trabalho e para o técnico de segurança, enquanto que o engenheiro e o médico dedicam 8 horas (tempo integral) e o enfermeiro 3 horas (tempo parcial).
b) 6 horas para auxiliar de enfermagem do trabalho e 8 horas para o técnico de segurança, enquanto o engenheiro, o médico e o enfermeiro 6 horas (tempo integral).
c) 6 horas para auxiliar de enfermagem do trabalho e 8 horas para o técnico de segurança, enquanto o engenheiro e o médico dedicam somente 3 horas (tempo parcial) e o enfermeiro 6 horas (tempo integral).
d) 8 horas para o auxiliar de enfermagem do trabalho e o técnico de segurança, enquanto o engenheiro e o médico dedicam somente 3 horas (tempo parcial) e o enfermeiro 6 horas (tempo integral).
e) 8 horas para o auxiliar de enfermagem do trabalho e o técnico de segurança, enquanto o engenheiro, o médico e o enfermeiro dedicam, no mínimo, 3 horas (tempo parcial) ou 6 horas (tempo integral).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Para os profissionais que estão expostos a uma fonte de calor, de acordo com o anexo no 03 - Limite de tolerância para exposição ao calor ou fonte radiante (NR 15), é permitido o trabalho contínuo para cada tipo de atividade, em temperaturas até

a) 25 graus Celsius para a atividade leve, 28 graus Celsius para a atividade moderada e 30 graus Celsius para a atividade pesada.
b) 30 graus Celsius para a atividade leve, 26.7 graus Celsius para a atividade moderada e 25 graus Celsius para a atividade pesada.
c) 30.6 graus Celsius para a atividade leve, 28 graus Celsius para a atividade moderada e 25.9 graus Celsius para a atividade pesada.
d) 31.4 graus Celsius para a atividade leve, 29.4 graus Celsius para a atividade moderada e 27.9 graus Celsius para a atividade pesada.
e) 32.2 graus Celsius para a atividade leve, 31.1 graus Celsius para a atividade moderada e 30 graus Celsius para a atividade pesada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os incêndios são classificados atualmente como:

a) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: óleo e gordura em cozinhas e Classe K: Metais combustíveis.
b) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados e Classe D: Metais combustíveis.
c) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.
d) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis e Classe D: Metais combustíveis.
e) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.

A resposta correta é:

Filtro