Questões de Segurança no Trabalho

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Para o dimensionamento do número de brigadistas de uma Entidade Beneficente que apoia a inclusão de crianças e jovens portadores de deficiência física, de acordo com a Instrução Técnica - IT 17 do Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo, com uma população fixa de 10 funcionários em um único pavimento térreo, o percentual de brigadistas desta população é de

a) 50%
b) 70%
c) 80%
d) 90%
e) 100%

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

De acordo com o Código de Ética do Técnico de Segurança do Trabalho, no que diz respeito aos deveres e proibições, considere as seguintes obrigações:

I. Considerar a profissão com alto título de honra, não praticar e nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.
II. Inspecionar e analisar cuidadosamente, antes de emitir parecer técnico sobre qualquer caso.
III. Interessar-se pelo bem público e com tal finalidade, contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência, para melhor servir a comunidade.
IV. Expressar-se publicamente sobre assuntos da natureza técnica, independente da especialização ou da capacitação.

Está correto o que consta APENAS em

a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Uma empresa tem 2533 funcionários contratados em regime mensal CLT, em um mesmo estabelecimento, sendo que 70% destes empregados realizam atividades relacionadas à atividade principal da empresa. Seu presidente compôs o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT com 8 técnicos em segurança do trabalho, 2 engenheiros de segurança do trabalho, 2 auxiliares de enfermagem do trabalho e 2 médicos do trabalho, seguindo adequada e corretamente todas as orientações da Norma Regulamentadora específica, sem exceções, atendendo na totalidade as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Neste caso, a empresa

a) definiu a composição do SESMT considerando somente a porcentagem de empregados que realizam atividades relacionadas à atividade principal da empresa e seu CNAE.
b) esqueceu de considerar, dentre a composição do seu SESMT, o enfermeiro do trabalho.
c) definiu a composição do SESMT considerando somente o grupo de atividades em que se enquadra a atividade principal da empresa e o grau de risco associado à atividade principal que desenvolve.
d) definiu a composição do SESMT considerando somente o grau de risco associado ao CNAE da atividade principal da empresa e a quantidade total de funcionários que trabalham em seu estabelecimento único.
e) estaria impossibilitada de definir corretamente a composição do SESMT, pois esta é uma atribuição do Ministério do Trabalho e Emprego, que delibera sobre esta composição somente após a vistoria prévia solicitada pela empresa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Uma empresa foi autuada durante uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, pois não tinha elaborado o Mapa de Riscos, com a identificação dos riscos nos seus processos de trabalho. A elaboração dos Mapas de Riscos é uma atribuição

a) da CIPA, conforme consta na NR 5, devendo ser construído com a participação da maior quantidade de trabalhadores possível e assessoria do SESMT, quando houver.
b) do SESMT, conforme consta na NR 4, devendo ser construído com a participação da maior quantidade de trabalhadores possível e assessoria da CIPA, quando houver.
c) da CIPA, que também deverá fazer constar estes mapas no documento-base do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme consta na NR ) 9)
d) do engenheiro de segurança do trabalho ou técnico de segurança do trabalho, únicos profissionais habilitados e qualificados para a elaboração do PPRA, em atendimento ao disposto na NR ) 9)
e) do SESMT, conforme consta na NR 4, devendo ser construído de forma estratégica, sem a participação de qualquer outro funcionário ou entidade relacionada à organização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Gervásio é dono de uma empresa de manutenção de máquinas eletromecânicas. Sua empresa possui 236 empregados em regime mensal CLT, em um único estabelecimento. Aqueles que trabalham na área técnica estão expostos a riscos químicos, porque realizam atividades que envolvem o contato dos membros superiores a alguns produtos nocivos à pele. O SESMT de sua empresa recomendou aos trabalhadores que desempenham suas atividades nesta área técnica, e estão expostos aos riscos químicos reconhecidos e identificados, o uso de creme protetor de segurança para proteção dos seus membros superiores contra estes agentes químicos. Gervásio adquiriu o creme protetor com respectivo CA, indicado pelo SESMT para uso de seus empregados. O creme protetor adquirido é aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Ele forneceu o creme protetor a cada trabalhador, de forma individualizada, orientando- os e treinando-os sobre o uso adequado, a guarda e a manutenção do mesmo, formalizando em um sistema eletrônico o registro deste fornecimento, treinamento e capacitação. Neste caso, para que Gervásio cumpra todas as suas obrigações de empregador que constam na NR 6, é necessário que ele

a) forneça luvas protetoras adequadas, pois o creme protetor não é considerado um equipamento de proteção individual e, portanto, seu uso não caracteriza o cumprimento das obrigações do empregador em relação aos EPIs, além de não proteger adequadamente os trabalhadores em relação aos riscos reconhecidos e identificados.
b) exija o uso do creme protetor pelos trabalhadores da área técnica que estão expostos ao risco químico reconhecido e identificado, substitua o creme protetor imediatamente quando houver qualquer necessidade ou quando o produto tiver acabado, e comunique ao MTE qualquer irregularidade observada.
c) peça autorização ao MTE para o uso do referido creme protetor na condição de Equipamento de Proteção Individual, pois a NR 6 não considera este produto cosmético como EPI. Neste caso, o creme protetor poderá ser adotado como EPI somente após a autori zação expressa do órgão competente ligado ao MTE.
d) solicite a recomendação do EPI adequado a um técnico de segurança do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, pois o SESMT não tem auto nomia para realizar tal procedimento.
e) isole o processo produtivo dos trabalhadores envolvidos no processo, pois neste caso não é permitido o trabalho humano, mesmo com o uso do EPI adequado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Uma empresa tem grau de risco 2 conforme disposições da NR 4. Um funcionário desta empresa realizou exame médico periódico há exatos 119 dias. Ele foi demitido há uma semana e hoje é a data da homologação. De acordo com a NR 7, a realização de seu exame demissional

a) é obrigatória, pois o exame médico demissional é obrigatório em qualquer situação, para proteção do trabalhador e do empregador.
b) é obrigatória, pois seu último exame médico ocupacional foi realizado há mais de 90 dias.
c) não é obrigatória, pois empresas de grau de risco 2 estão desobrigadas da realização de exame médico demissional em qualquer situação.
d) não é obrigatória, pois seu último exame médico ocupacional foi realizado em data igual ou inferior a 135 dias.
e) é obrigatória, pois seu último exame médico ocupacional foi realizado há mais de 105 dias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

A respeito do Certificado de Aprovação dos EPI"s aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após a publicação da Portaria no 121/2009, seu prazo de validade é de

a) 3 anos, exceto para os EPI s com avaliação do laboratório credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cujo prazo de validade depende do estado físico do equipamento de proteção.
b) 3 anos para os EPI s com avaliação do Sistema Nacional de metrologia, Normalização e Qualidade (SINMETRO), cujo prazo de validade depende da manutenção da avaliação da conformidade do equipamento de proteção.
c) 5 anos, exceto para os EPI s com avaliação do Sistema Nacional de metrologia, Normalização e Qualidade (SINMETRO), cujo prazo de validade depende da manutenção da avaliação da conformidade do equipamento de proteção.
d) 5 anos para os EPI s com avaliação do laboratório credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cujo prazo de validade depende do estado físico do equipamento de proteção.
e) 5 anos, exceto para os EPI s com avaliação da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (FUNDACENTRO), cujo prazo de validade depende do estado físico do equipamento de proteção.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Claudionor é técnico de segurança do trabalho de uma indústria química, componente do SESMT. Em determinado setor desta empresa, visando eliminar a formação de agentes prejudiciais à saúde dos trabalhadores, o SESMT aprovou a sugestão de Claudionor para implantação de uma medida de proteção coletiva, a qual foi indicada ao empregador. Porém, a implantação da medida indicada demanda tempo, além de exigir uma fase de estudos preliminares e planejamento. Enquanto a medida de proteção coletiva encontra-se em fase de estudo, planejamento e implantação, como a proteção aos trabalhadores exige ação imediata, Claudionor lançou mão das disposições da NR 9 e indicou que medidas emergenciais sejam aplicadas, as quais deverão seguir a seguinte hierarquia:

a) Emergencialmente, a utilização de EPI s; na impossibilidade da indicação e uso de EPI s, deverão ser adotadas medidas que reduzam os níveis ou a concentração dos agentes de risco no ambiente de trabalho.
b) Prioritariamente, a utilização de EPI s; na impossibilidade do uso de EPIs, deverão ser adotadas medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.
c) Emergencialmente, o uso de EPI s; quando não se aplicarem os EPI s, deverá ser interditado o posto de trabalho onde exista a presença do agente de risco.
d) Prioritariamente, medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; no caso da impossibilidade destas medidas, deverá ser adotado o uso de EPI s.
e) Prioritariamente, medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; no caso da impossibilidade destas medidas, deverão ser adotadas medidas que previnam a liberação dos agentes de risco no ambiente de trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

Uma empresa da área elétrica, que não opera em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência, tem carga elétrica instalada de 750 kW em seu estabelecimento único. Em relação ao Prontuário de Instalações Elétricas, esta empresa

a) está desobrigada de constituí-lo e mantê-lo, pois sua carga elétrica instalada é inferior a 775 kW.
b) deve constituí-lo e mantê-lo, onde deverão constar, dentre outros documentos, o conjunto de procedimentos e instruções técnicas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas à NR 10, além da descrição dos procedimentos para emergências.
c) deve constituí-lo e mantê-lo, onde deverão constar, dentre outros documentos, as certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual e os resultados dos testes de isolação elétrica realizados nestes equipamentos.
d) está desobrigada de constituí-lo e mantê-lo, pois não opera em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência.
e) deve constituí-lo e mantê-lo, onde deverão constar, dentre outros documentos, os esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas do seu estabelecimento, além da documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Técnico Segurança do Trabalho

Ano de 2014

A NR 12 prevê a adoção de medidas preventivas para o trabalho com máquinas e equipamentos, as quais deverão proteger os trabalhadores de forma a garantir-lhes saúde e integridade física. Conforme esta NR, considerando a ordem de prioridade para adoção, são consideradas medidas de proteção:

a) aquelas de proteção coletiva, as administrativas ou de organização do trabalho e aquelas de proteção individual.
b) aquelas de proteção individual, as de proteção coletiva e as de organização do trabalho.
c) as de proteção individual, as de proteção coletiva e as de proteção mista, que envolvem também aquelas administrativas ou de organização do trabalho.
d) as administrativas, aquelas de organização do trabalho, aquelas de proteção individual e de proteção coletiva.
e) aquelas de proteção coletiva, as de proteção individual e aquelas administrativas ou de organização do trabalho.

A resposta correta é:

Filtro