Questões de Seguros

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Analise as afirmativas.

I. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo à pessoa ou à coisa, contra riscos predeterminados.
II. Pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, qualquer pessoa jurídica que assuma a função de entidade para tal fim e assuma os riscos objeto do contrato.
III. A apólice ou o bilhete de seguro serão nominativos, à ordem ou ao portador, e mencionarão os riscos assumidos, o início e o fim de sua validade, o limite da garantia e o prêmio devido, e, quando for o caso, o nome do segurado e o do beneficiário.
IV. A emissão da apólice poderá ser precedida de proposta oral ou escrita com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

A SUSEP requer que uma sociedade por ela supervisionada divulgue em notas explicativa às suas demonstrações financeiras. Assinale a opção CORRETA.

a) Informações sobre a adequação de seu capital na data a que se refiram as demonstrações financeiras.
b) O custo médio ponderado das aquisições, para manutenção em tesouraria, de ações de emissão da própria sociedade supervisionada.
c) Composição acionária, até o ultimo nível de controle.
d) Todas as anteriores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Diante de cada um dos cenários identificados abaixo, tendo em vista as orientações da NBC TA 570 indique qual a alternativa que descreve a ação INCORRETA por parte do auditor independente na emissão de seu relatório:

I. A administração informou em nota explicativa que um "plano de recuperação de solvência" foi elaborado e envolve o aporte de recursos de novos investidores e o auditor obteve evidências de que existem negociações em curso para implementação dessa alternativa. A empresa está divulgando informações completas sobre o assunto.
II. A administração apresentou ao auditor um "plano de recuperação de solvência" que depende de ações difíceis de serem implementadas com sucesso considerando as atuais circunstancias de mercado. A administração, considerando as dificuldades que enfrentará para implementação das ações planejadas, não pretende divulgar qualquer informação sobre o assunto.
III. A administração ainda não elaborou um "plano para a recuperação da solvência" e o auditor não conseguiu obter evidência de auditoria suficiente para concluir que estão sendo desenvolvidas ações voltadas à recuperação da Seguradora.

a) Na situação do item I, o auditor deveria emitir relatório sem modificação e incluir um parágrafo de ênfase, chamando atenção sobre a incerteza significativa quanto a capacidade de continuidade operacional da Seguradora, bem como fazendo referência à nota explicativa que descreve as ações constantes do plano de recuperação de solvência.
b) Na situação do item II, o auditor deveria emitir relatório com opinião sem modificação e com um parágrafo de "ênfase" quanto à falta de divulgação adequada sobre os problemas enfrentados pela Seguradora
c) Na situação do item II, o auditor, deveria emitir um relatório com uma modificação de opinião declarando que há uma incerteza significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade.
d) Na situação do item III, o auditor deveria emitir um relatório com abstenção de opinião;

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Considere que o auditor antecessor emitiu relatório com opinião modificada sobre as demonstrações contábeis do período anterior e o assunto não foi resolvido no período corrente. Assinale a alternativa CORRETA.

a) O auditor atual deverá emitir relatório com opinião modificada sobre as demonstrações contábeis do período corrente.
b) Se o efeito do assunto que gerou a modificação no período anterior não for relevante para o período corrente, não caberá qualquer modificação na opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis atuais.
c) Por provocarem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis do período corrente, o assunto que foi objeto da modificação no relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis do período anterior deve ser mencionado e em parágrafo de "ênfase" " no relatório do auditor atual.
d) O relatório do auditor deve conter parágrafo de "ênfase" mencionando a modificação efetuada pelo auditor antecessor em sua opinião.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Acerca dos contratos de seguro, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Não se admite a transferência do contrato a terceiro com a alienação ou cessão do interesse segurado.
b) Não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.
c) Quando o risco for assumido em co-seguro, a apólice indicará o segurador que administrará o contrato e representará os demais, para todos os seus efeitos.
d) O segurado e o segurador são obrigados a guardar na conclusão e na execução do contrato, a mais estrita boa-fé e veracidade, tanto a respeito do objeto como das circunstâncias e declarações a ele concernentes.
e) Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

O auditor da Seguradora XYZ S/A não teve acesso aos papéis de trabalho e ao relatório final do auditor da Seguradora ZZV S/A, que é uma controlada da Seguradora XYZ S/A. Nessa circunstância, assinale a opção que apresenta o tipo de ação que NÃO pode ser adotado pelo auditor para fins de emissão do seu relatório sobre as demonstrações contábeis consolidadas da Seguradora XYZ S/A.

a) Emitir relatório sem modificação (ressalva) , se considerar que os potenciais ajustes que poderiam existir nas demonstrações contábeis da controlada, Seguradora ZZV S/A, não afetariam de forma significativa as demonstrações contábeis consolidadas da Seguradora XYZ S/A.
b) Emitir relatório com modificação, incluindo ressalva devido a limitação do escopo de seu trabalho, se considerar que os potenciais ajustes que poderiam afetar as demonstrações contábeis da controlada, Seguradora ZZV S/A, poderiam afetar de forma significativa, mas não generalizada, as demonstrações contábeis consolidadas da Seguradora XYZ S/A.
c) Emitir relatório com abstenção de opinião, se considerar que à limitação do escopo de seu trabalho o impediu de avaliar de forma segura qual poderia ser o montante dos potenciais ajustes nas demonstrações contábeis da controlada, Seguradora ZZV S/A, que poderiam afetar as demonstrações contábeis consolidadas da Seguradora XYZ S/A.
d) Emitir relatório adverso, devido a limitação do escopo de seu trabalho, se considerar que poderiam ser materiais os potenciais ajustes, se algum, que poderiam afetar as demonstrações contábeis consolidadas da controlada, Seguradora ZZV S/A,caso ele tivesse tido acesso aos papéis de trabalho e ao relatório do auditor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Os auditores da seguradora Policies & Claims (P&C) Brazil S.A. identificaram que a Provisão de Premios não Ganhos cujo saldo em 31 de dezembro era de $49 milhões, foi calculada erroneamente. O saldo correto deveria ser de $61 milhões. O lucro do exercício, antes de impostos e participações, é de $90 milhões e o patrimônio líquido no encerramento, já considerados os efeitos do lucro líquido do exercício é de $150 milhões. O sócio e o gerente responsáveis pelo trabalho estão avaliando os impactos e se alguma modificação deveria ser feita no relatório de auditoria em função desse assunto. Acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta o tipo de opinião que deve constar no relatório de auditoria.

a) Opinião sem modificação.
b) Opinião com ressalva.
c) Opinião sem modificação, mas com um parágrafo de ênfase, informando que a provisão foi calculada erroneamente, mas corrigida no período seguinte antes da emissão da opinião.
d) Opinião adversa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

O CNSP estabeleceu um modelo de requerimento de capital cujo princípio básico é o de estabelecer valores cujo objetivo é a cobertura de certos fatores de risco que ameaçam ou podem causar perdas as sociedades que compõem o Sistema Nacional de Seguros Privados. A Resolução CNSP n.º 227/2010 identifica esses fatores de risco. Relacione os fatores de risco indicados na primeira coluna com a definição descrita na segunda coluna que melhor descreva aquele fator de risco.

FATOR DE RISCO
NATUREZA DO RISCO

I. Risco de crédito
( ) Risco relacionado a falta de um completo embasamento legal das operações; é associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados, bem como a sanções em
razão de descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas.

II. Risco de mercado
( ) É oriundo de uma situação econômica adversa que contraria tanto as expectativas da sociedade no momento da elaboração de sua política de subscrição quanto às
incertezas existentes na estimação das provisões.

III. Risco legal
( ) Incerteza, relacionada aos retornos esperados de seus ativos e passivos, em decorrência de variações em fatores como taxas de juros, taxas de câmbio, índices de
inflação, preços de imóveis e cotações de ações.

IV. Risco de subscrição
( ) Possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.

V. Risco operacional
( ) Incerteza relacionada à probabilidade da contraparte de uma operação, ou de um emissor de dívida, não honrar, total ou parcialmente, seus compromissos financeiros.


A sequência CORRETA é:

a) I, II, III, IV, V.
b) III, I, IV, V, II.
c) III, IV, V, II, I.
d) III, IV, II, V, I.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

O Banco Central vem implementando uma política de redução da taxa de juros básica da economia. Essa política, entre outros impactos, implicou modificações nas regras de remuneração das cadernetas de poupança. Em dezembro de 2012, a SUSEP editou a Circular n.º 459 visando ajustar as regras aplicáveis aos títulos de capitalização em função da mudança nas regras de remuneração das cadernetas de poupança.
Com base nas novas normas, é CORRETO dizer, em relação aos títulos já comercializados na data da publicação da Circular, que:

a) a taxa de juros utilizada na Tabela de Resgate dos títulos de capitalização deverá ser sempre igual à taxa de juros que remunera as cadernetas de poupança, fazendo-se as alterações necessárias na Nota Técnica e nas Condições Gerais sempre que houver alteração na taxa de juros que remunera as cadernetas de poupança.
b) a taxa de juros utilizada na Tabela de Resgate dos títulos de capitalização deverá ser modificada sempre que houver alteração na taxa de juros da caderneta de poupança que a torne inferior à taxa de juros utilizada na Tabela de Resgate.
c) se houver alteração na taxa de juros aplicada às cadernetas de poupança que a torne menor que a taxa de juros utilizada na Tabela de Resgate dos títulos de capitalização, a Sociedade pode manter a taxa utilizada na Tabela de Resgate, nos critérios matemáticos de constituição das provisões técnicas do Plano, mas, nesse caso, deverá constituir provisão em "Outras Provisões" para cobertura dos montantes necessários para o cumprimento das obrigações assumidas no título.
d) em caso de aumento da taxa de juros aplicada à Caderneta de Poupança, não será admitida qualquer alteração nas cláusulas que estabelecem as taxas dos títulos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Tem privilégio especial sobre reservas técnicas, fundos especiais ou provisões garantidoras das operações de seguro, de resseguro e de retrocessão os:

a) segurados e beneficiários que sejam credores por indenização e, após o seu pagamento, as resseguradoras e, posteriormente, as sociedades seguradoras.
b) segurados e beneficiários que sejam credores por indenização e prêmios não incorridos, e, após o seu pagamento os passivos trabalhistas, e posteriormente, as sociedades seguradoras e resseguradoras em igualdade de condições.
c) segurados e beneficiários que sejam credores por indenização ajustada ou por ajustar e, após o seu pagamento, as sociedades seguradoras e, posteriormente os resseguradores.
d) passivos fiscais e trabalhistas e, após o seu pagamento, os segurados e beneficiários que sejam credores por indenização ajustada ou por ajustar.

A resposta correta é:

Filtro