Questões de Serviço Social

Assunto Geral

Banca FCC

TRF 3ª - Serviço Social

Ano de 2014

Antunes (2005) refere-se à nova morfologia do trabalho afirmando que essa deve ser compreendida a partir do (novo) caráter multifacetado do trabalho. Nessa linha, é correto afirmar, quanto à classe trabalhadora, que

a) dada à tendência de desaparecimento gradual e consequente desconstrução da categoria trabalho, que acarretará o fim das possibilidades das ações humanas desencadeadas a partir do trabalho social, alterando significativamente a morfologia do trabalho.
b) incorpora também o conjunto dos trabalhadores improdutivos, cujas formas de trabalho são executadas por meio da realização de serviços, seja para uso público, como os serviços públicos tradicionais, seja para uso privado, para uso do capital, não se constituindo, por isso, como elemento direto no processo de valorização do capital e criação de mais-valia.
c) compreende somente os trabalhadores manuais diretos, que vendem sua força de trabalho como mercadoria em troca de salário.
d) os trabalhadores desempregados não podem ser considerados nessa categoria.
e) os pequenos empresários urbanos e rurais, mesmo sendo proprietários dos meios de sua produção, podem ser considerados nessa categoria, pela configuração de pequeno proprietário e porque tem sido importantes aliados na garantia de determinados direitos sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRF 3ª - Serviço Social

Ano de 2014

O assistente social, ao prestar atendimento a um indivíduo, identifica que o mesmo é usuário de drogas e que necessita de encaminhamento para tratamento. Quanto a esse tratamento, é correto afirmar que

a) as intervenções não podem ser realizadas de forma diferenciada para cada indivíduo, pois o fenômeno do uso abusivo de drogas produz consequências comuns nos indivíduos.
b) os usuários passam por diferentes estágios que seguem uma sequência lógica durante o tratamento, assim identificada: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, recaída e manutenção.
c) a abstinência, não se configura como objetivo final da maioria dos tratamentos, mas a adoção de estratégias de minimização das consequências advindas do uso abusivo de substâncias psicoativas.
d) a prescrição de medicamentos é realizada, por profissionais da área médica, exclusivamente para as situações de hospitalização.
e) o aconselhamento é a intervenção psicossocial amplamente utilizada em dependência química e contribui para uma evolução positiva do tratamento. Consiste, fundamentalmente, no apoio, proporcionando estrutura, monitoramento, acompanhamento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRF 3ª - Serviço Social

Ano de 2014

Manoel, 22 anos de idade, é deficiente e teve sua inscrição de um estabelecimento de ensino privado cancelada, sem justa causa, por motivos derivados da sua deficiência. Conforme as prerrogativas, definidas na Lei nº 7.853/1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, a medida prevista para a situação apresentada é

a) a realização de fiscalização pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que aplique a pena cabível.
b) a aplicação de pena alternativa ao Diretor/Proprietário, com a prestação de serviços à comunidade, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, pois constitui-se como crime.
c) a reclusão do Diretor/Proprietário de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, pois se constitui como crime.
d) a obrigação de concessão de cesta básica à instituição de caridade de 1 (um) a 4 (quatro) anos, pois se constitui como descumprimento de normativa legal.
e) o financiamento de programa específico para pessoa com deficiência na área da educação em âmbito municipal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRF 3ª - Serviço Social

Ano de 2014

Ao abordar o Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, parte-se da compreensão de que o significado social da profissão é desvendado por meio de sua inserção na sociedade. Nessa linha, é correto afirmar:

a) Esta inserção parte de suas demandas, tarefas e atribuições que permitem, por si mesmas, desvendar a lógica da profissão e que dão sentido ao fazer profissional.
b) O Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital, quanto das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho. Não se trata de uma dicotomia, mas do fato de que ele não pode eliminar essa polarização de seu trabalho.
c) A prática do assistente social não pode ser polarizada pelos interesses de classes sociais, pois no processo de reprodução das relações sociais, ao profissional cabe dar as respostas adequadas para a preservação do capital, de modo que este consiga atender as necessidades sociais.
d) A atuação do assistente social deve ser guiada, sobretudo pela dimensão subjetiva, ou seja, depende do modo como o profissional constrói sua intervenção, atribui-lhe significado, confere-lhe finalidades e uma direção social.
e) O profissional deve ter consciência que no processo de institucionalização de legitimação da profissão, não participa do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital e sim, das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRF 3ª - Serviço Social

Ano de 2014

Às pessoas idosas é garantido o exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Sobre o direito no trabalho, é correto afirmar:

a) Uma das modalidades instituídas de inserção laboral da pessoa idosa é a colocação seletiva por meio da qual, o processo de contratação regular, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, depende da adoção de procedimentos e apoios especiais para sua concretização.
b) A autorização de contratação para prestação de serviços, por entidade pública ou privada, da pessoa idosa considera um período de adaptação e capacitação para o trabalho. Esse período não caracteriza vínculo empregatício e está condicionado a processo de avaliação individual que considere o desenvolvimento biopsicosocial da pessoa.
c) A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2 a 5% de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoas idosas.
d) A oficina protegida de produção é a unidade que funciona em relação de dependência com entidade pública ou beneficente de assistência social, tem por objetivo desenvolver programa de habilitação profissional, provendo o idoso com trabalho remunerado, com vista à emancipação econômica e pessoal relativa.
e) O Poder Público criará e estimulará programas de profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania; estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Consultoria Legislativa - Dir. Tributário, Finance

Ano de 2014

Sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS brasileiro, é correto afirmar que

a) propõe uma Assistência Social com caráter de política pública, levando em conta a complexidade das situações sociais a se enfrentar, os detalhes regionais, o tamanho da localidade e também a cultura local.
b) isenta o Estado da iniciativa de prover e organizar a Assistência Social, liberando cada localidade e entidade do país para desenvolver trabalhos independentes. O foco é agilizar as ações e potencializar os resultados.
c) centraliza o sistema participativo de Assistência Social, deixando a cargo do terceiro setor, as instâncias de gestão, de negociação, de pactuação, de deliberação e de controle social, cabendo ao Estado garantir apenas o financiamento dos projetos.
d) organiza a Assistência Social do país, amparada no tripé Previdência Social, Trabalho e Assistência Social. Com isso, o governo federal espera mudar o marco assistencial brasileiro, retirando-o da esfera do assistencialismo.
e) para uma maior transparência na aplicação de recursos e acúmulo de bons resultados, obriga as entidades ligadas à Assistência Social, promover fóruns e debates temáticos, que servem para a apresentação das ações e de seus resultados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Consultoria Legislativa - Dir. Tributário, Finance

Ano de 2014

Para avalizar o desenvolvimento de um determinado Projeto Social, faz-se necessário considerar três fatores básicos. São eles:

a) organização, aplicação e desembolso.
b) necessidade, demanda e prioridade.
c) necessidade, organização e desembolso.
d) prioridade, aplicação e demanda.
e) demanda, desembolso e aplicação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Consultoria Legislativa - Dir. Tributário, Finance

Ano de 2014

Por causa da incidência de câncer no colo do útero, recentemente o Ministério da Saúde lançou um programa de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), cujo foco está nas meninas de idade entre 11 e 13 anos. Algumas mães que se professam evangélicas estão boicotando a vacinação, dizendo que a melhor forma de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) é criar a consciência de que o sexo deve ser feito apenas depois do casamento e com um só parceiro. “O que previne mesmo as meninas do HPV é a relação com um só parceiro. Desde já converso com ela numa linguagem simples, que ela entenda, sobre a sexualidade”, comenta uma das mães defensoras em relação à sua filha. (Adaptado de: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/maes-evangelicas-boicotam-vacinacao-defilhas- contra-hpv.html. Acessado em: 11/03/2014) Considere as afirmativas sobre a atuação do estado brasileiro em relação a situação descrita acima.

I. Para pessoas de até 18 anos de idade, é assegurado por lei o direito dos pais ou responsáveis por elas decidirem.
II. Mesmo sendo de direito dos responsáveis, a lei garante aos agentes de saúde abrir processo penal contra os responsáveis que se recusarem a vacinar seus menores.
III. Em caso de epidemia, o Estado pode forçar seus entes civis a serem vacinados.
IV. O Brasil é um estado laico e, por isso, não pode aceitar que questões religiosas impeçam o funcionamento de programas de imunização e outros mais.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) II e III.
e) I e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Consultoria Legislativa - Dir. Tributário, Finance

Ano de 2014

Nos fundamentos do trabalho legislativo, encontra-se as estruturas que dão estabilidade ao poder. Para entender isso, discorrese sobre a construção das leis e se a mesmas garantem o bom funcionamento da sociedade. As leis

a) surgem de maneira natural, pois, a partir da necessidade da população que uma lei é sancionada.
b) surgem de maneira artificial, pois, a lei é desenvolvida por pessoas que construíram suas próprias necessidades.
c) são construtos artificiais que almejam apenas a ordem do espaço público.
d) são construtos naturais que almejam apenas a ordem do espaço privado.
e) são construtos naturais ou artificiais, a depender de sua aplicabilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

ALE - PE - Consultoria Legislativa - Dir. Tributário, Finance

Ano de 2014

Considere:

I. Durante o século XIX, após a alforria, os negros não eram encarados como inferiores, principalmente por causa das teorias inclusivas que eram famosas nessa época.
II. O mito da democracia racial brasileira se deu, principalmente, pelo fato de se afirmar que os portugueses eram rudes no trato com qualquer pessoa, independente de sua cor de pele.
III. Atualmente, no Brasil, os aspectos gênero e raça podem interferir na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II e III.
b) III.
c) I e III.
d) II.
e) I.

A resposta correta é:

Filtro