Questões de Serviço Social
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Em referência à instrumentalidade do Serviço Social, compreendida pela teoria crítica social, é correto a firmar:
a) A intervenção profissional é uma ação teleológica que implica uma escolha consciente das alternativas dadas e a elaboração de um projeto profissional.
b) O conceito de instrumentalidade não se aplica no universo do trabalho do assistente social, com a intenção de colaborar com o rompimento das amarras de uma ordem conservadora.
c) A instrumentalidade é orientada pelas dimensões da particularidade e da totalidade.
d) A dimensão formativa não remete a um conjunto de conhecimentos, competências e saberes práticos, com habilidades múltiplas.
e) O debate sobre instrumentalidade está restrito aos procedimentos técnico-operativos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Cabe à Política de Assistência Social a realização de ações que objetivem proteger os cidadãos contra riscos sociais inerentes aos ciclos de vida para o atendimento de necessidades individuais ou sociais. Quanto à definição dos usuários desta política pública, é correto afirmar que
a) a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social fortalecem a perspectiva de fragmentação da abordagem por segmentos como idoso, adolescente, entre outros.
b) trata-se de uma concepção multidimensional da pobreza, que não se reduz às privações materiais, alcançando diferentes planos e dimensões da vida do cidadão.
c) parte de uma concepção unidimensional de pobreza, que concilia as dificuldades de sobrevivência material e os aspectos psicológicos decorrentes das privações enfrentadas.
d) parte da concepção das condições de pobreza e vulnerabilidade associadas fundamentalmente ao quadro de necessidades objetivas.
e) a categoria vulnerabilidade social não aparece para a qualificação de seu público-alvo, pois esta permite revelar o lugar social que ocupa na teia constitutiva das relações sociais que caracterizam a sociedade capitalista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS configura-se como uma nova forma de gestão da Assistência Social e possui princípios éticos que direcionam as ações desse Sistema. Em um de seus princípios, considera-se
a) a atenção profissional direcionada para a construção de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade do usuário.
b) que a gestão é constituída por uma rede formada com base no caráter público e privado e de inclusão social.
c) a oferta eventual de uma rede constituída e integrada, com padrões de atendimento qualificados e pactuados, com planejamento, financiamento e avaliação.
d) que os Conselhos nas três esferas de governo são responsáveis para estruturar o sistema e resguardar o atendimento às necessidades sociais.
e) a busca de fundamentos teóricos nos instrumentais do planejamento sistêmico sob controle social do Estado como indutor da conformação da rede a ser ofertada.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Cláudia, 20 anos, mora sozinha, trabalha sem registro em carteira e namora Pedro, de 23 anos de idade. Cláudia quer adotar uma criança de 6 anos de idade. Conforme o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, entende-se que Cláudia
a) não poderá adotar a criança porque é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.
b) poderá adotar porque a adotante é quatorze anos mais velha que o adotando.
c) não poderá adotar porque não possui trabalho estável com registro em carteira.
d) não poderá adotar porque a adotante não é dezesseis anos mais velha que o adotando.
e) poderá adotar porque a adotante tem mais de 18 anos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Joaquim vê da janela de sua casa crianças brincando na rua. Gostaria muito de se unir ao grupo, mas não pode. O menino tem 10 anos de idade, não estuda, mora na periferia e para garantir a sobrevivência da família, necessita cuidar o dia todo de seus dois irmãos, Matheus e Lucas, respectivamente, de 7 e 5 anos de idade para que sua mãe possa trabalhar. O trabalho infantil é uma realidade enfrentada por crianças e adolescentes do Brasil. Em relação aos direitos das crianças e adolescentes no combate às piores formas do trabalho infantil, é correto afirmar:
a) O trabalho realizado nas atividades descritas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil - TIP está liberado para os adolescentes a partir de 16 anos de idade.
b) Para os casos de adolescentes de 16 a 18 anos que possam exercer atividades descritas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil - TIP, em nenhuma hipótese serão aceitos pareceres técnicos, mesmo que realizados por profissional legalmente habilitado em segurança e saúde no trabalho, que ateste a não exposição a riscos que possam comprometer a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes.
c) A classificação de atividades, locais e trabalhos prejudicais à saúde, à segurança e à moral, nos termos da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil - TIP, é extensiva aos trabalhadores de até vinte e um anos.
d) É permitida a realização do trabalho nas atividades descritas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil - TIP, desde que ocorra avaliação do Conselho Tutelar e posterior decisão do Ministério Público Federal do Trabalho.
e) A proibição prevista poderá ser elidida, na hipótese de ser o emprego ou trabalho, a partir da idade de dezesseis anos, autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após consulta às organizações de empregadores e de trabalhadores interessadas, desde que fiquem plenamente garantidas a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Soares (2003), ao se referir ao processo de globalização neoliberal, afirma que nos anos de 1985 a 1995, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, em sua maioria mulheres, viviam em condições inaceitáveis de pobreza. Nesse processo de feminização da pobreza, é correto afirmar:
a) Os fatores culturais e a rigidez das funções que a sociedade designa às mulheres e seu limitado acesso ao poder, à educação, à capacitação e aos recursos produtivos são os grandes causadores da feminização da pobreza, ficando os fatores econômicos como causa secundária.
b) Adotou-se a abordagem das causas estruturais da pobreza nas análises econômicas e na realização do planejamento como forma de enfrentamento a esse processo de feminização.
c) A falta de acesso às formas de planejamento familiar contribuiu para que a pobreza chegasse a limites indescritíveis, alcançando em especial as mulheres.
d) Os programas de ajuste estrutural não se conceberam de modo a que os efeitos negativos para os grupos vulneráveis e desfavorecidos ou as mulheres se reduzissem ao máximo, nem com vistas a favorecer esses grupos e tratar de evitar que ficassem à margem das atividades sociais e econômicas.
e) Houve a introdução da perspectiva de gênero, como categoria analítica em todas as avaliações econômicas e no planejamento econômico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Ao tratar da temática das políticas sociais no Brasil, evidencia-se que, historicamente, sobretudo até os anos 2000, estas políticas se caracterizaram por
a) definição de parâmetros que buscam alcançar um patamar de excelência no que se refere à efetividade social.
b) sua autonomia frente a interesses econômicos, mas no entanto, revela sua incapacidade de atuar no campo dos direitos sociais.
c) ações pontuais e focalizadas, que revelam a capacidade de interferir no perfil de desigualdade social.
d) sua subordinação a interesses econômicos dominantes, revelando incapacidade de interferir no perfil de desigualdade e pobreza que caracteriza a sociedade brasileira.
e) sua integração entre o econômico e o social, a centralidade do Estado, na garantia de atenção aos segmentos mais empobrecidos da sociedade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Na década de 1980, objetivando mudar a realidade do tratamento das pessoas com transtornos mentais nos manicômios, houve uma mobilização com a participação de diferentes atores como os próprios usuários, familiares e trabalhadores da área. Tal movimento resultou na atual política de saúde mental brasileira que preconiza
a) a abolição das práticas de redução de danos, pois estas induzem e estimulam a continuidade do uso de drogas, por incentivar a substituição por outras menos prejudiciais ou mesmo, com a diminuição da quantidade de uso.
b) a não inclusão de atendimento na rede de atenção psicossocial para as pessoas com sofrimento ou transtornos mentais para aqueles casos decorrentes do uso prejudicial de substâncias psicoativas.
c) o serviço de base territorial que é um serviço de portas abertas e está localizado perto de onde o usuário vive, onde está sua família, seus amigos, as instituições que tem contato, os lugares que frequenta; e, como consequência, onde circulam seus sentimentos, afetos e laços sociais.
d) primordialmente, o controle da sintomatologia porque estuda e interpreta os seus significados a partir do exame do paciente.
e) a adoção da estratégia proibicionista tendo a abstinência imediata como processo terapêutico de melhor eficiência para os pacientes que iniciam o tratamento, considerando a complexidade dos aspectos psicológicos e socioculturais que envolvem esse fenômeno.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Dentre as atividades profissionais, cabe ao assistente social a realização de avaliação de programa. Para tanto, há especificidades nesse processo que podem ser identificadas pelas dimensões:
I. Metodológica, a avaliação é uma atividade que obtém, combina e compara dados de desempenho com um conjunto de metas escalonadas.
II. Finalidade, a avaliação responde a questões sobre a eficácia/efetividade dos programas e, neste sentido, sua tarefa é julgar e informar.
III. Papel, a avaliação detecta eventuais falhas e afere os méritos dos programas durante sua elaboração, neste sentido, sua tarefa é formativa, permitindo a correção ou confirmação de rumos.
Está correto o que consta em
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TRF 3ª - Serviço Social
Ano de 2014
Gohn (2010), ao tratar da temática dos movimentos sociais, analisa que é necessário fazer referência às alterações do papel do Estado na relação com a sociedade civil e em seu próprio interior, nas novas políticas sociais adotadas no Estado globalizado que priorizam o processo de focalização de camadas mais vulneráveis da população. A autora afirma que este papel é realizado de forma contraditória porque
a) captura o sujeito político e cultural da sociedade civil, antes organizado em movimentos e ações coletivas de protestos, agora parcialmente mobilizados por políticas sociais institucionalizadas.
b) ocorre a inversão da ordem dos termos: da política de identidade para a identidade política.
c) ocorre a inversão da ordem dos termos: da sociedade política para a sociedade civil, dos gabinetes e secretarias do poder estatal para os bairros e organizações populares.
d) fortalece a dimensão política na ação coletiva, justamente por ser capturada por estruturas políticas.
e) ocorre a inversão da ação coletiva com uma organização de baixo para cima, pois não interessa para a estrutura política a coesão e o controle social.
A resposta correta é: