Questões de Sociologia
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
O conceito de indústria cultural discutido nos PCNs parte de uma corrente crítica do pensamento social e filosófico conhecida por
a) Escola de Chicago.
b) Escola Neoclássica.
c) Escola Estruturalista.
d) Escola Fenomenológica.
e) Escola de Frankfurt.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
Considere as seguintes afirmações dos PCNs referentes à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias:
I. Os conhecimentos resultarão em consciências reflexivas com aptidão para apresentar soluções originais diante dos problemas que persistem e das novas dificuldades.
II. A parte diversificada do currículo considerará as especificidades dos sistemas de ensino e as prioridades definidas pelo projeto pedagógico da escola, cuja elaboração prescinde da participação do educando.
III. Essas áreas permitem o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade social do aluno como uma construção humana dotada de historicidade.
IV. A junção dos saberes das diferentes disciplinas busca criar condições adequadas para uma aprendizagem motivadora, em vista da maior liberdade de definição dos conteúdos.
V. As análises propiciadas pelas Ciências Humanas estarão atentas às ações solidárias e humanas imprescindíveis para uma convivência pacífica e equânime, afastando-se, desse modo, dos conflitos e das contradições sociais que indiquem o contrário.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II e III.
b) II e V.
c) I, IV e V.
d) I, III e IV.
e) I, III, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
A teoria interpretativa da qual partem os PCNs ao adotar uma noção de cultura em sua dimensão semiótica, essencialmente como meio de contrapor o relativismo ao etnocentrismo, diz respeito ao antropológo
a) Clifford Geertz (1926-2006).
b) Claude Lévi-Strauss (1908-2009).
c) Bronislaw Malinowski (1884-1942).
d) E. E. Evans-Pritchard (1902-1973).
e) Franz Boas (1858-1942).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
Totalmente ao contrário do que ocorre na filosofia alemã, que desce do céu à terra, aqui se ascende da terra ao céu. Ou, em outras palavras: não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados e representados para, a partir daí, chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir de seu processo de vida real, expõe-se também o desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse processo de vida.
(K. Marx e F. Engels. A ideologia alemã. (I Feuerbach). 6 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1987. p. 37)
A partir das ideias acima, pode-se afirmar que
a) o método materialista dialético representa uma profunda cisão com a tradição idealista alemã, pois, diferentemente desta, procede à consideração elementar das condições materiais de vida dos indivíduos, ou seja, do modo determinado segundo o qual eles produzem seus meios de vida.
b) a separação entre sujeito e objeto do conhecimento, típica da reflexão epistemológica iluminista, pode ser inferida das expressões "desce do céu à terra" e "ascende da terra ao céu".
c) a atividade produtiva dos seres humanos implica a divisão social do trabalho, a qual é inversamente proporcional ao desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais de produção.
d) para Karl Marx e Friedrich Engels, as ideologias e as formas de consciência a elas correlatas nem sempre decorrem do desenvolvimento da produção e do intercâmbio materiais dos indivíduos, uma vez que as possibilidades imaginativas e criativas da mente humana são praticamente ilimitadas.
e) ao contrário do que verificavam em seu tempo, os autores buscaram separar o pensamento filosófico da realidade socioeconômica alemã para melhor compreenderem as particularidades desses dois grandes conjuntos de problemas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
O método sociológico de Émile Durkheim considera os fatos sociais como coisas. Nesse sentido,
a) tal regra estabelecia uma relação causal entre objetos animados e objetos inanimados.
b) essa definição marcou a ruptura de Durkheim com os princípios filosóficos do racionalismo de René Descartes (1596-1650) e do empirismo de Francis Bacon (1561-1626).
c) essa regra buscava conferir ao objeto de pesquisa da Sociologia, os fatos sociais, um grau de realidade equivalente ao que se reconhecia aos estudos das Ciências Naturais, ainda que com características próprias, buscando-se, assim, sua afirmação e autonomia como um campo particular do saber científico.
d) tratar os fatos sociais como "coisas" era a constatação de que as sociedades humanas constituem realidades sui generis, ou seja, que a realidade objetiva dos fatos sociais confunde-se com as próprias consciências individuais, as partes que compõem o corpo social.
e) com essa técnica, constatou-se a tentativa do autor de utilizar as noções e concepções preexistentes na formulação de seus próprios conceitos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
A metodologia das Ciências Sociais desenvolvida por Max Weber contém as seguintes categorias:
a) dialética, totalidade, determinações, ideologia, história.
b) causalidade, objetividade, leis gerais, classificação, holismo.
c) causalidade, compreensão, motivação, relação com os valores, história.
d) figuração, ethos, interdependência, habitus, processo.
e) campo, habitus, estruturas, praxeologia, reflexividade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FEPESE
DPE - SC - Defensor Público
Ano de 2012
Os mecanismos inovadores implementados pelos juizados especiais no Brasil, a partir do final da década de 1990, têm normalmente facilitado o acesso à justiça. Porém, é necessário atentar para o fato de que a informalização pode também ensejar certo tipo de risco, como no caso de:
a) ( ) As etapas processuais serem excessivamente abreviadas para facilitar o acordo entre as partes a partir do incentivo à conciliação, fato que prejudica a expectativa de o advogado vencer a lide.
b) ( ) A conciliação abreviar o trâmite processual e, desta maneira, impedir que todas as provas sejam produzidas para chegar ao desvendamento da verdade processual como elemento indispensável e finalidade precípua da justiça.
c) ( ) A supressão de etapas e procedimentos próprios do rito ordinário vir a colocar em perigo a finalidade essencial do processo que, tendo em vista a segurança jurídica, é o cumprimento da norma.
d) ( ) As partes possuírem desigual poder econômico, sendo que neste caso a ausência de advogado e a rapidez da tramitação processual têm aumentado a vulnerabilidade da parte economicamente mais fraca e desassistida.
e) ( ) A excessiva procura por este tipo de juizado vulgarizar a prestação de justiça pelo fato de se tratar de matérias simples e repetitivas que desvalorizam a atuação profissional de juízes e advogados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
Aristocrata convertido aos ideais republicanos de 1789, Tocqueville foi o primeiro grande observador da nascente civilização
americana e das instituições democráticas dos Estados Unidos.
(Sérgio Augusto, Eles não se entendem a mais de dois séculos, Caderno 2, O Estado de São Paulo, 10/10/2009)
Sobre o conceito de democracia de Alexis de Tocqueville, pode-se afirmar que
a) é uma das três formas de governo, juntamente com a monarquia e a aristocracia.
b) corresponde a um processo permanente e universal de aumento da "igualdade de condições" entre os cidadãos, que ocorre conforme as características socioculturais de cada nação.
c) é o governo do povo, pelo povo e para o povo.
d) é estritamente o conjunto das instituições que participam do processo eleitoral, tais como os partidos políticos, a justiça eleitoral e os agentes policiais.
e) é tão somente o conjunto de procedimentos universalmente estabelecidos numa dada sociedade que servem de parâmetro normativo para os processos de tomada de decisões .
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FEPESE
DPE - SC - Defensor Público
Ano de 2012
A perspectiva sociológica trouxe importante contribuição para o estudo e diagnóstico das condições efetivas dos serviços prestados pela administração da justiça. Pesquisas desenvolvidas nos países centrais na década de 1970 apontaram como principais obstáculos de natureza econômica para o acesso à justiça:
a) ( ) O desconhecimento dos locais e as pessoas que devem ser procurados para resolver uma situação de natureza jurídica, fato comum nas pessoas com maior dificuldade de acesso à informação.
b) ( ) Os custos da litigação, sendo que estes afetam fundamentalmente os estratos sociais de menor poder aquisitivo, bem como a morosidade da tramitação judicial que constitui, em muitos casos, uma oneração adicional.
c) ( ) O temor de represálias pelo fato de interpor uma ação contra uma pessoa de posição privilegiadas seja por influência política ou por posição hierárquica superior no tratamento e consideração social.
d) ( ) A frustração por experiências anteriores mal sucedidas no âmbito do Poder Judiciário, devido ao insucesso ou à alienação em relação aos protagonistas envolvidos e o excessivo formalismo burocrático.
e) ( ) O distanciamento geográfico entre os locais em que se encontram os tribunais e escritórios de advocacia e os bairros em que residem as classes sociais das periferias dos grandes centros urbanos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Socio
Ano de 2012
As sentenças que correspondem a um silogismo válido é:
a) Alguns professores acordam cedo. Paula é professora. Logo, Paula acorda cedo.
b) Todo professor foi aluno um dia. Paula é aluna. Logo, todos os alunos serão professores um dia.
c) Os professores não ensinam sempre os mesmos conteúdos. Paula ensina os mesmos conteúdos de Lúcia. Logo, Paula não pode ser professora.
d) Em todas as escolas há professores. Paula é professora. Logo, Paula só pode trabalhar numa escola.
e) Todo professor tem algo para ensinar. Paula é uma professora. Logo, Paula tem algo para ensinar.
A resposta correta é: