Questões de Sociologia
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Os pobres são o grito constante que denuncia não
somente a injustiça social, mas também a pouca generosidade
de nossa própria Igreja.
(Monsenhor Romero, Arcebispo de San Salvador, que denunciava as violações de direitos humanos em El Salvador, assassinado em 24 de março de 1980.)
Esta citação reflete um pensamento no qual, a partir da identificação da grave crise social na América Latina, nos anos 60, proliferou um vasto movimento social de católicos na sociedade brasileira, preocupados em melhorar as condições de vida dos povos oprimidos pelo capitalismo. Neste sentido, surgiram vários movimentos como a Ação Católica, a Juventude Operária Católica, as Comunidades Eclesiais de Base etc., que se identificavam com a
a) Ação Comunitária Cristã.
b) Doutrina Social Cristã.
c) Teologia da Libertação.
d) Teologia da Esperança.
e) Teologia Progressista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
No Brasil, uma das políticas de Estado que vêm sendo discutidas de forma ampla e polêmica na sociedade diz respeito à questão racial na educação, gerando a Lei no 10.639/03. Recentemente, em março de 2008, esta lei foi modificada, recebendo um acréscimo, e se transformando na Lei n° 11.645/08. Além da valorização das culturas de origem africana, esta lei visa à inclusão do(a ):
a) combate ao preconceito quanto ao gênero nos Temas Transversais dos PCN.
b) estatuto contra a homofobia nos estabelecimentos de ensino.
c) educação para a paz nas práticas escolares.
d) temática da terceira idade nos currículos escolares.
e) história dos povos indígenas nos currículos escolares.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
De acordo com a Constituição brasileira, uma Terra Indígena deve ser definida - identificada, reconhecida, demarcada e homologada - levando-se em conta quatro dimensões distintas, mas complementares, que remetem às diferentes formas de ocupação, ou apropriações indígenas de uma terra. São elas
a) as terras ocupadas ainda que transitoriamente, as terras passíveis de comprovação de ancestralidade mediante documentação escrita depositada em órgão público, as terras imprescindíveis à realização dos rituais religiosos; as terras improdutivas.
b) as terras definidas por laudos antropológicos, as terras que comprovadamente não dispõem de recursos energéticos estratégicos, as terras necessárias à manutenção da cultura e dos laços de solidariedade entre a comunidade étnica, as terras com recursos ambientais importantes para o Estado-nação.
c) as terras definidas juridicamente após estudos e pesquisas realizados por grupo de trabalho nomeado pela União, as terras que dispõem de recursos energéticos estratégicos, as terras fundamentais para os cultos religosos do grupo interessado, as terras necessárias para o bem-estar da comunidade.
d) as terras ocupadas permanentemente que podem ser comprovadas com dados históricos, as terras cultiváveis e que possam manter o grupo indígena requerente, as terras necessárias aos cultos e rituais mágico-religiosos do grupo indígena, as terras desprovidas de recursos energéticos estratégicos para o Estado-nação.
e) as terras ocupadas em caráter permanente, as terras utilizadas para suas atividades produtivas, as terras imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar e as terras necessárias a sua reprodução física e cultural.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Do ponto de vista da genética, raça é um termo impreciso que não corresponde a uma diferenciação biológica. No entanto, o racismo ainda persiste. A definição correta de racismo é
a) conceito ou opinião formada antecipadamente, sem maior conhecimento dos fatos.
b) teoria que sustenta a superioridade étnica e racial de um determinado grupo social.
c) julgamento ou opinião formada sem levar em conta os fatos que os contestem.
d) diferenciação permanente entre pessoas e grupos.
e) segregação de pessoas consideradas racialmente diferentes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
O velho esquema de socialização não se expressa
na inadequação dos currículos, mas na forma de se
relacionar com jovens e adolescentes, já que seus
espaços de sociabilidade se constroem também fora da
escola e em um novo contexto. É nesses outros espaços
que uma determinada cultura, consumista ou pós-moderna,
envolve os adolescentes num universo em que todos os
momentos da vida são avaliados pelas gratificações que
proporcionam. Neste sentido, práticas sociais ritualizadas,
como a da sala de aula, tocam cada vez menos os
corações dos adolescentes.
TOMAZI, Nelson Dácio e JUNIOR, Edmilson Lopes. Uma angústia e duas reflexões. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso (org.). Sociologia e Ensino em debate. Ijuí: ED. Unijui, 2004, p. 61-75.
O texto alerta que as tensões e desafios existentes na relação atual da juventude com a escola são expressões de mutações que vêm ocorrendo na sociedade ocidental e que afetam diretamente as instituições e os processos de socialização. Nesse sentido, as atuais reflexões sobre a didática do ensino de Sociologia devem levar em consideração que
a) o exercício de tornar mais acessíveis à linguagem juvenil os conhecimentos sociológicos, sem deixar de acrescentar vocabulário aos jovens, é um desafio do profissional em Sociologia.
b) o conjunto das escolas e dos professores de Sociologia reconhece que os alunos trazem experiências sociais, demandas e necessidades próprias.
c) a tarefa do professor de Sociologia reside na busca das prenoções dos educandos, oportunizando o estabelecimento do diálogo dos conteúdos escolares com a realidade do professor.
d) a Sociologia tem por objetivo internalizar conceitos no processo de formação humana e de ciências sociais dos estudantes.
e) as aulas de Sociologia, para estimular o desenvolvimento do raciocínio, devem ser expositivas e com alto grau de abstração.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Uma das mais importantes perspectivas teóricas, o funcionalismo tem conexão direta com o pensamento de Émile Durkheim. Com relação à perspectiva funcionalista, assinale a opção correta.
a) O funcionalismo surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado.
b) O funcionalismo pressupõe atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem.
c) O funcionalismo concentra-se em questões de poder, desigualdade e luta.
d) O funcionalismo afirma que a sociedade constitui um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.
e) De acordo com o funcionalismo, na sociedade existem áreas marcadas pelos conflitos e pela divisão.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
A obra sociológica de Émile Durkheim representa um marco fundador. Uma de suas qualidades consiste no estabelecimento original da prioridade do social na explicação da realidade natural, física e mental em que vive o homem. Para explicitar suas teses, Durkheim realizou quatro obras importantes que correspondem aos núcleos primordiais da produção durkheiminiana. Estas obras referem-se aos seguintes temas centrais:
a) política; literatura; suicídio e modernidade.
b) religião; moral; divisão do trabalho e suicídio.
c) economia; filosofia; moral e suicídio.
d) artes; divisão do trabalho; literatura e economia.
e) religião; literatura; artes e economia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
O conceito de cultura está entre as noções mais usadas em sociologia. Quando pensamos na palavra cultura em conversas comuns do cotidiano, frequentemente a vemos como equivalente a coisas mais elevadas da mente - à arte, à literatura, à música e à pintura. Da maneira como os sociólogos usam o termo, ele inclui tais atividades e ainda muito mais.
Anthony Guiddens. Sociologia. Porto Alegre: Artmedis, 2005, p. 38 ( com adaptações ).
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) Quando os sociólogos se referem à cultura, estão preocupados com aqueles aspectos da sociedade humana que são antes herdados do que aprendidos.
b) A cultura de uma sociedade compreende apenas os aspectos tangíveis, tais como os objetos, os símbolos ou a tecnologia que representam o conteúdo da cultura.
c) Fundamentais a todas as culturas são as ideias que definem o que é considerado importante, válido e desejável, fornecendo direção aos humanos nas suas relações e interações sociais.
d) Os valores culturais e as normas permanecem estáticos com o passar do tempo.
e) As formas de comportamento consideradas aceitáveis são comuns de cultura para cultura.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Considerando que os modos de vida e as instituições sociais características do mundo moderno são radicalmente diferentes quando comparados aos do passado, assinale a opção correta.
a) Para se decidir em que medida e de que forma um sistema está em processo de mudança, tem-se de mostrar em que grau há alguma modificação das instituições fundamentais durante um período específico.
b) No mundo de hoje, em que tudo muda muito rapidamente, não existe continuidade com o passado distante.
c) É possível que uma teoria, baseada em um único fator isolado, como a cultura, consiga explicar a diversidade do desenvolvimento social humano, desde os primórdios da época da pesca, da coleta e das sociedades pastoris, passando pelas civilizações tradicionais e, finalmente, chegando aos sistemas sociais altamente complexos de hoje.
d) O meio físico não tem influência alguma no desenvolvimento da organização social humana.
e) A indústria moderna se assemelha, de forma fundamental, aos sistemas de produção preexistentes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
A educação está sendo transformada por meio de mudanças na área da tecnologia e das novas demandas da economia do conhecimento global. À luz dessas mudanças, assinale a opção correta.
a) As escolas e as universidades servem apenas para ampliar a mente e os horizontes das pessoas.
b) O desenvolvimento industrial fez que as ocupações se diferenciassem e se afastassem cada vez mais do ambiente doméstico, tornando impossível para os pais transmitirem as experiências de trabalho diretamente aos filhos e gerando demanda de ensino especializado.
c) Uma sociedade avançada precisa apenas desenvolver pesquisas com valor prático imediato.
d) Nos países mais desenvolvidos, durante séculos, a educação formal esteve disponível para a maioria das pessoas.
e) Em momentos caracterizados pelas mudanças econômicas e técnicas aceleradas, sempre há sincronia entre as prioridades do sistema educacional e a disponibilidade de oportunidades profissionais.
A resposta correta é: