Questões de Sociologia
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Analise o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! A Sociologia recorrentemente se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas e a convicções equivocadas.
Nessa perspectiva, identifique o termo que faz uma classificação adequada do tipo de convicção manifestado no diálogo.
a) Conhecimento humano
b) Conhecimento social
c) Pensamento sociológico
d) Senso sociológico
e) Senso comum
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Após uma análise das possibilidades de aplicação dos
conteúdos sociológicos no Ensino Médio, o documento
intitulado Orientações Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio, afirma: Apesar desse contexto, pode-se
verificar que pelo menos três tipos de recortes são reiterados
nas propostas construídas para o ensino de Sociologia
no nível médio e encontráveis nos parâmetros curriculares
oficiais, nos livros didáticos e mesmo nas escolas.
BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Volume 3. / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p.116-117.
Estes três recortes são:
a) social, cultural e político.
b) didático, técnico e científico.
c) didático, conceitual e teórico.
d) conceitos, temas e teorias.
e) conceitos, métodos e didáticos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Sabemos, mas sempre é bom lembrar, que os limites da
ciência Sociologia não coincidem com os da disciplina
Sociologia, por isso falamos em tradução e recortes. Deve
haver uma adequação em termos de linguagem, objetos,
temas e reconstrução da história das Ciências Sociais para
a fase de aprendizagem dos jovens como de resto se
sabe que qualquer discurso deve levar em consideração o
público-alvo.
BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Volume 3. / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p.107.
A citação chama a atenção sobre um aspecto do ensino de Sociologia no Ensino Médio, que se refere ao(à)
a) currículo do Ensino Médio.
b) planejamento de ensino.
c) avaliação da aprendizagem.
d) prática de ensino da Sociologia.
e) seleção de conteúdos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
"Os tipos mais puros são a autoridade do profeta, do herói guerreiro, do grande demagogo. A associação de domínio é a agremiação na comunidade ou o séquito. O tipo daquele que ordena é o chefe. O tipo de quem obedece é o "discípulo"."
WEBER, M. Três tipos puros de poder legítimo, p. 9. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/weber_3_tipos_poder_morao.pdf
Max Weber formulou sua tipologia de legitimidade do poder. No trecho acima, a tipologia à qual ele se refere é chamada de poder
a) carismático.
b) legal.
c) burocrático.
d) tradicional.
e) legítimo.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
"O discutido "tipo ideal", (...), refere-se à construção de certos elementos da realidade numa concepção logicamente precisa. A palavra "ideal" nada tem com quaisquer espécies de avaliações. (...) Como conceitos gerais, os tipos ideais são instrumentos com os quais Weber prepara o material descritivo da história para análise comparada".
WRIGHT MILLS, C. e GERTH, Hans. Max Weber. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar editoras, 3a Edição, 1974, p.78-79.
A que aspecto da obra de Max Weber se refere a citação acima?
a) Ao princípio metodológico das ciências sociais.
b) Ao princípio da análise social comparada.
c) Ao objeto de estudo da sociologia compreensiva.
d) À análise das estruturas históricas e sociais.
e) À sociologia das ideias e dos interesses.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Segundo Otavio Ianni (1989), a sociologia construiu alguns princípios explicativos de longo alcance. O primeiro princípio demonstrou que as diversas estruturas e elementos da sociedade cumprem funções para sua própria manutenção e ordem. O segundo, a ideia de que os fenômenos sociais são revelados a partir dos conflitos entre as diversas estruturas sociais, grupos e indivíduos, com base na materialidade histórica da existência social dos indivíduos. O terceiro, a ideia de que para o entendimento dos fenômenos sociais é necessário captar o sentido das ações humanas. Os teóricos que formularam esses princípios são, segundo Ianni, respectivamente,
a) Auguste Comte, Max Weber e Friedrich Engels.
b) Talcott Parsons, Max Weber e Émile Durkheim.
c) Émile Durkheim, Herbert Spencer e Karl Marx.
d) Émile Durkheim, Karl Marx e Georg Simmel.
e) Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Em uma aula de Sociologia, os alunos analisaram o conceito de consciência coletiva, de Émile Durkheim, definido como
a) produto das diferenças sociais em função da necessidade de troca de serviços e da interdependência.
b) qualquer forma de coerção sobre os indivíduos proveniente de algo exterior e de existência deles independente.
c) conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade.
d) diferenças implícitas e explícitas que se manifestam nos níveis de consciência dos indivíduos.
e) configuração tomada pela sociedade a partir da interação entre indivíduos, grupos e instituições.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Em outra aula de Sociologia, os alunos pesquisaram o tipo de estratificação social analisada por Max Weber, no qual não existia a possibilidade de mobilidade social, o que os fez estudar os(as)
a) estamentos.
b) estados.
c) classes.
d) castas.
e) camadas.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Em regimes escravocratas havia um determinado tipo de domínio e de sujeição: de um lado, o senhor, e de outro, o escravo. O ser humano escravizado era considerado como propriedade, um misto de animal com ferramenta. Os senhores se beneficiavam ao explorar uma massa de escravos que não possuíam direitos. No seio daquelas sociedades, aos senhores eram destinados todos os bens produzidos e as garantias de determinado padrão de vida, enquanto aos escravos restava a imposição de suas condições precárias e humilhantes de existência. Essas características do modo de produção escravista dizem respeito, basicamente,
a) aos instrumentos de produção.
b) aos meios de produção.
c) às relações de produção.
d) às forças produtivas.
e) à matéria-prima.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEDUC - TO - Professor de Sociologia
Ano de 2009
O termo originalmente empregado por Karl Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses, estava associado à noção de que nossas próprias habilidades são assumidas por outras entidades. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados do seu trabalho. Esta descrição se refere a um conceito essencial nas análises marxistas, que é o de
a) ideologia.
b) fetiche.
c) alienação.
d) idealismo.
e) cultura.
A resposta correta é: