Questões de Sociologia

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

A constituição de 1988 interrompeu jurídica e ideologicamente um projeto anterior que visava à assimilação dos povos indígenas à sociedade nacional, ou seja a " desindianização". Com a Constituição, consagrou-se o princípio de que as "comunidades indígenas" constituem-se em sujeitos coletivos de direitos coletivos. A definição de "comunidade indígena" na concepção da Etnologia brasileira funda-se em

a) relações genéticas entre seus membros, incluindo vínculos com um território comum.
b) relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, incluindo relações de afinidade, de filiação adotiva, de parentesco ritual ou religioso.
c) relações genealógicas entre seus membros, incluindo sistemas de parentesco que interditam casamentos intertribais como dispositivos para manutenção do grupo.
d) ancestralidade comum com evidências palpáveis e verificáveis.
e) vínculos de consangüinidade, excluindo os indivíduos provenientes de casamentos inter-tribais ou congêneres.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Sociologia

Ano de 2009

"Ao fazerem a análise dos meios de comunicação de massa (...), alguns autores concluíram que eles funcionavam como uma verdadeira indústria cultural de produtos culturais, visando exclusivamente ao consumo".


TOMAZI, Nelson Dácio. (org.) Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual Editora, 2000, p.206


Esta análise é tributária de um grupo de intelectuais denominado

a) Teóricos Pós-críticos.
b) Teóricos da reprodução social.
c) Escola Sociológica de São Paulo.
d) Escola de Chicago.
e) Escola de Frankfurt.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Considerando que os sociólogos que empregam teorias do conflito enfatizam a importância das estruturas dentro da sociedade, assinale a opção correta.

a) Os teóricos do conflito aceitam a ênfase funcionalista no consenso.
b) Os teóricos do conflito tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses.
c) Ralf Dahrendorf relaciona os conflitos às diferenças de interesses, principalmente em termos de classes.
d) Teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Auguste Comte.
e) Os teóricos do conflito foram influenciados pelas ideias de Emile Durkheim.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Cada instituição em particular possui funções específicas. No entanto, todas apresentam certas funções básicas comuns. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.

a) Sociologicamente, as funções das instituições podem ser classificadas em importantes ou não.
b) As funções institucionais manifestas são menos evidentes e podem não ser aprovadas pelos membros da sociedade.
c) A função latente da proibição legal de consumir drogas pode ser a de propiciar o desenvolvimento de um império criminoso para sua venda ilegal.
d) Segundo Émile Durkheim, as instituições se mantêm apenas por meio da coercitividade.
e) Para Émile Durkheim, as instituições são experimentadas como algo dotado de realidade interior.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

No Brasil, são reconhecidas cerca de 43 famílias lingüísticas indígenas. Entre elas, estão as famílias relacionadas ao tronco Tupi e as famílias relacionadas ao tronco Macro-Jê. No primeiro caso, estão as famílias tupi-guarani, awéti, mawé, juruna, mundurukú, arikém, tuparí, mondé, ramaráma e puruborá. No segundo caso, estão as famílias Jê, Maxakalí, Kamakã, Krenák, Purí, Kariri, Yatê, Karajá, Boróro, Ofayé, Rikbaktsá e Guató. A classificação das línguas indígenas por famílias consiste em:

a) uma classificação por critérios genéticos reunindo-se conjuntos para os quais é admitida uma origem histórica comum.
b) uma classificação por critérios mágico-religiosos reunindo-se conjuntos através da análise dos mitos indígenas.
c) uma classificação por critérios de auto-definição lingüística dos próprios grupos admitindo-se a inserção de novas mudanças culturais.
d) uma classificação por critérios de relações de parentesco ou de afinidade reunindo-se as línguas cruzadas, ou seja, aquelas que nascem do contato inter-tribal.
e) uma classificação por critérios de proximidade fonética das línguas a partir da análise criteriosa do especialista em lingüística.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Considerando que toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, os quais parecem estranhos às pessoas de outras formações culturais, assinale a opção correta.

a) Uma suposição chave da sociologia é que uma cultura não pode ser estudada em termos de seus próprios significados e valores.
b) A sociologia rejeita a ideia de relativismo cultural.
c) Os sociólogos se esforçam tanto quanto possível para julgar outras culturas, comparando-as com a própria.
d) Em países que compartilham a mesma língua, hábitos cotidianos, costumes e comportamentos são iguais.
e) Não se pode entender as práticas e as crenças separadamente das culturas mais abrangentes de que fazem parte.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Considerando que, para Peter Berger ( Perspectivas Sociológicas. Uma Visão Humanista. Petrópolis: Vozes, p.107 ), o indivíduo e a sociedade não constituem entidades antagônicas, assinale a opção correta.

a) Os indivíduos constituem massas humanas que cedem às autoridades, sendo levadas sempre à obediência pelo medo do que poderá ocorrer ao se agir de outra forma.
b) O indivíduo quase sempre deseja exatamente aquilo que a sociedade lhe proíbe, transgredindo as regras e rejeitando os papéis que a sociedade lhe atribuiu.
c) A sociedade existe porque as definições da maioria das pessoas para as situações mais importantes são aproximadamente semelhantes.
d) O papel social constitui apenas um padrão regulador para ações externamente visíveis.
e) A sociedade constitui uma realidade externa que pressiona e coage o indivíduo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu, que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.

a) Reprodução social.
b) Capital cultural.
c) Habitus.
d) Reprodução cultural.
e) Violência simbólica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

O sociólogo Löic Wacquant, no livro As prisões da miséria, faz uma análise de que as sociedades contemporâneas encontram-se desestabilizadas devido, entre outras causas, à decomposição do trabalho assalariado e à crescente hipermobilidade do capital. Este processo torna-se especialmente grave em países, como é o caso do Brasil, atingidos por desigualdades de condições e de oportunidades de vida e que viveram longos períodos de ausência de democracia. Nesses contextos, a ação do Estado torna-se determinante. Nessa direção, grande parte dos sociólogos contemporâneos tem observado o embate entre duas alternativas predominantes:

a) a busca do apoio de instituições internacionais para a criação de áreas que segmentem a pobreza e a miséria e as excluam do espaço nobre de circulação das áreas urbanas ou o tratamento filantrópico da miséria e da pobreza - ancorado em valores cristãos.
b) o tratamento penal da miséria com o fortalecimento do Estado policial e penitenciário ou o tratamento social da miséria e de seus correlatos - ancorado numa visão de longo prazo guiada pelos valores de justiça social e de solidariedade.
c) a formulação de políticas de emigração direcionadas para a população pobre ou a formulação de políticas oficiais de ocupação de imóveis desabitados no contexto urbano.
d) a formulação de políticas de remanejamento interno voltadas para a retirada da população pobre das áreas nobres das cidades ou a formulação de políticas de estímulo à inserção política da população pobre - por meio da filiação em massa nos partidos políticos existentes.
e) o estímulo à fixação da população pobre no campo mediante a concessão de pequenos lotes de terra para a produção agrícola ou o estímulo à reformulação das leis trabalhistas para que a população trabalhadora recupere sua dignidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Um movimento social caracteriza-se como um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade ou no grupo do qual fazem parte.

Reinaldo dias. Introdução à sociologia. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005, p. 296.

A partir do conceito de movimento social apresentado no texto acima, assinale a opção correta.

a) Uma multidão atuante, inclinada a praticar um ato destrutivo e agressivo, constitui um movimento social.
b) O movimento social possui natureza permanente, formando elementos estáveis em uma cultura.
c) Os movimentos sociais são altamente dinâmicos; duram o tempo necessário para atingir os objetivos propostos.
d) O princípio de oposição, definido por Alain Touraine como um dos princípios dos movimentos sociais, significa que, em um primeiro momento, o movimento social deve escolher uma identidade.
e) O movimento social acontece quando uma multidão se une para transgredir coletivamente os costumes normais vigentes, compartilhando uma situação de prazer.

A resposta correta é:

Filtro