Questões de Sociologia
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
O sociólogo Anthony Giddens considera a modernidade um fenômeno com dois lados. Segundo este autor, o desenvolvimento das instituições modernas e sua difusão em escala mundial criaram oportunidades para os seres humanos gozarem de uma existência segura e gratificante. Mas a modernidade tem também um lado sombrio. Max Weber, um dos patriarcas fundadores da Sociologia, enfatizou em suas análises este lado sombrio qualificando o mundo moderno como um mundo
a) cujo projeto de integração através da divisão complexa do trabalho dava mostras de fracasso devido ao crescente individualismo moral.
b) que jamais atingiria um sistema social mais humano devido ao crescente acirramento da luta de classes.
c) paradoxal onde o progresso material era obtido à custa de uma expansão da burocracia que esmagava a criatividade e a autonomia individuais.
d) marcado por duas forças antagônicas que jamais poderiam se conciliar: o crescimento tecnológico e o crescimento do uso arbitrário do poder político.
e) onde os homens jamais atingiriam o bem-estar justamente porque o desenvolvimento econômico acarreta necessariamente a destruição das fontes naturais e ecológicas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Émile Durkheim criou, na França, uma escola que teve o mérito não apenas de reunir, nos quarenta e dois volumes de Anne Sociologique e de Annales Sociologiques, documentação extraordinariamente rica, mas também, e sobretudo, de fazer penetrar nos espíritos a noção de uma ciência positiva e total dos fatos sociais.
Armand Cuvillier. Introdução à sociologia. São Paulo: Nacional, 1979, p. 48 ( com adaptações ).
Para Émile Durkheim, citado no texto acima,
a) os sociólogos devem aplicar métodos sociológicos para o estudo dos indivíduos.
b) a sociedade é a soma das ações e interesses dos indivíduos.
c) culturas tradicionais, com uma baixa divisão do trabalho, se caracterizam pela solidariedade orgânica.
d) a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos da natureza.
e) os fatos sociais são fáceis de estudar, pois são visíveis e tangíveis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
Ao procurar explicar a ordem social emergente da modernidade, Max Weber enfatiza a "racionalização" expressa na tecnologia e na organização das atividades humanas designando esta nova ordem social como "capitalismo racional". Durkheim tinha uma visão diferente. Para ele a nova ordem social emergente da modernidade caracterizava-se como
a) uma ordem econômica de caráter móvel, como resultado do ciclo investimento-lucro-investimento que, combinado com a tendência geral de declíneo da taxa de lucro, ocasiona uma disposição constante para o sistema se expandir.
b) uma ordem mercadológica onde o ponto central é que a própria força de trabalho transformou-se em mercadoria.
c) uma ordem multidimensional no âmbito das instituições onde o papel das instituições políticas detém a primazia.
d) uma ordem econômica dominada por valores morais associados à ética protestante.
e) uma ordem industrial, onde a tônica da rápida transformação da vida social moderna deriva do impulso energizante de uma complexa divisão de trabalho que potencializa a exploração industrial da natureza.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Um dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio. Segundo essa análise, assinale a opção correta.
a) O suicídio constitui um agregado de atos individuais.
b) Há fatores psíquicos internos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio.
c) Deve-se procurar estudar as causas individuais dos suicídios.
d) A explicação do suicídio deve considerar fatores tais como raça, clima e desordem mental.
e) Mesmo um ato tão altamente pessoal como o suicídio é influenciado pela sociedade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Considerando que a cultura condiciona a visão de mundo do homem, assinale a opção correta.
a) Homens de culturas diferentes têm visões semelhantes das coisas.
b) O exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana nunca refletem diferenças culturais.
c) Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo não é diferenciada em função do sexo.
d) O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
e) A cultura está longe de poder decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
Marcel Mauss elabora uma teoria da reciprocidade entre as sociedades humanas. Para ele, o tema da reciprocidade está universalmente presente entre todos as sociedades humanas tratando-se de um "fato social total" que exprime ao mesmo tempo e de uma só vez todas as espécies de instituições (religiosas, jurídicas, morais e econômicas) sem contar os fenômenos estéticos nos quais desembocam tais fatos e os fenômenos morfológicos que manifestam estas instituições. Ao descrever os sistemas de trocas entre sociedades tradicionais, Mauss destaca algumas características básicas e fundantes do que ele denomina "sistema de prestações totais":
a) as trocas são realizadas pelos líderes não envolvendo as comunidades; as trocas são sempre de caráter voluntário.
b) as trocas envolvem coisas economicamente úteis; as trocas são realizadas exclusivamente entre os homens.
c) as trocas principais são realizadas entre as crianças de aldeias diferentes; os objetos trocados são importantes apenas pelo valor simbólico.
d) as trocas são realizadas por comunidades e não por indivíduos; as trocas são realizadas aparentemente de forma voluntária, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias.
e) as trocas são realizadas entre as mulheres; as trocas representam uma parte substancial dos meios de subsistência das comunidades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
FURNAS - Sociólogo
Ano de 2009
No campo das políticas públicas voltadas para a proteção ao patrimônio cultural, foi criado por meio do Decreto Federal n. 3551, de 4 de agosto de 2000, um novo programa que instituiu mecanismos de valorização de bens culturais que antes não eram incluídos na política preservacionista brasileira. Este programa consiste em
a) resgatar a contribuição da cultura negra ao patrimônio cultural brasileiro como forma de reparação aos danos históricos sofridos pelos afro-descendentes.
b) implementar ações de restauro dos prédios e monumentos históricos considerados em grau avançado de deterioração e necessidade de intervenção urgente.
c) introduzir uma política de "caminhos históricos" para estimular o turista a conhecer o patrimônio cultural brasileiro.
d) valorizar os chamados aspectos imateriais do patrimônio cultural por meio do inventário dos bens culturais imateriais e do registro daqueles considerados merecedores de uma distinção por parte do Estado.
e) estimular o ensino de Educação Patrimonial nas escolas como forma de criar uma mentalidade de valorização patrimonial entre os jovens.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Um caminho para se chegar às origens das diferenças de gênero é estudar a socialização do gênero. Considerando essa questão relativa à diferenciação social, assinale a opção correta.
a) Da perspectiva do funcionalismo, o sexo é biologicamente determinado e o gênero, socialmente construído.
b) Para o funcionalismo, tanto o sexo quanto o gênero são socialmente construídos.
c) Na sociedade, as diferenças de gênero são geralmente neutras, isto é, não significam estratificação social.
d) Em geral, as pesquisas mostram que, na sociedade ocidental, os papéis dos homens são menos valorizados e recompensados que os das mulheres.
e) Em geral, as pesquisas mostram que, na sociedade ocidental, não há diferenças salariais entre homens e mulheres que realizam as mesmas atividades de trabalho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
Os positivistas consideram que o método por excelência é o experimental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
a) O princípio epistemológico do positivismo é a impossibilidade de separação entre o sujeito que conhece e o objeto de conhecimento.
b) O método experimental tem relação com pesquisas de verdades de natureza subjetiva.
c) O positivismo procura a identificação das leis da natureza, para poder prever, alterar ou dominar os fenômenos.
d) Objetividade significa que o objeto de estudo define-se mais em função do pesquisador, de sua intervenção e de sua relação ativa com o objeto de estudo. Isso significa que o papel do pesquisador é reconhecido.
e) Qualquer conhecimento, tendo origem nas crenças e valores, por exemplo, é aceito pelo positivismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEEC - PB - Professor de Sociologia
Ano de 2009
No campo da sociologia brasileira, dois pensadores são fundamentais: Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, os dois autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) No livro A Revolução Burguesa no Brasil, Gilberto Freyre analisa a colonização portuguesa, descrevendo a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação racial como traço cultural.
b) No livro Sobrados e Mocambos, Gilberto Freyre apresenta a decadência do patriarcado rural e o surgimento e crescimento das elites urbanas.
c) Gilberto Freire escreveu o livro Capitalismo Dependente e Classes Sociais em América Latina no período da ditadura militar.
d) No livro Circuito Fechado, Florestan Fernandes aborda o Brasil Republicano imediatamente após a monarquia e a escravatura.
e) No livro Ordem e Progresso, Gilberto Freyre analisa a desigualdade social, procurando identificar as contradições da sociedade de classe e o papel da sociologia diante dessa realidade.
A resposta correta é: