Questões de Sociologia

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Prefª de Guarapari - ES - Sociólogo

Ano de 2009

Marx e Engels, na obra Ideologia Alemã, expõem os fundamentos do método de análise da sociedade, o materialismo histórico dialético. Portanto, a respeito deste método e de suas contribuições para o entendimento da sociedade, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O modo como os homens produzem os seus meios de vida depende, em primeiro lugar, da natureza dos próprios meios de vida encontrados e a reproduzir.
b) Aquilo que os indivíduos são, coincide, portanto, com a sua produção, com o que produzem e também como produzem.
c) Toda a historiografia tem que partir da concepção do homem isolado, independente do meio físico para assim compreender a sua reprodução.
d) Aquilo que os indivíduos são, depende, portanto, das condições materiais da sua produção.
e) A produção só surge com o aumento da população. Ela própria pressupõe, por seu turno, um intercâmbio dos indivíduos entre si.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Prefª de Guarapari - ES - Sociólogo

Ano de 2009

A divisão social do trabalho é observada tanto nos escritos de Marx quanto de Durkheim. Para tanto, as duas concepções se apresentam um tanto quanto distintas. A respeito da concepção marxista, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A divisão social do trabalho é responsável por manter a reciprocidade e o intercâmbio entre os indivíduos e os grupos.
b) É, portanto, a partir da divisão social do trabalho que se dá todas as contradições existentes.
c) Esta é responsável pela repartição desigual, tanto qualitativa, quanto quantitativa do trabalho e de seus produtos.
d) A divisão social do trabalho e a propriedade privada são expressões idênticas, uma enuncia-se em relação à atividade o mesmo que na outra se enuncia relativamente ao produto da atividade.
e) A partir da divisão social do trabalho, os interesses comunitários se convergem a uma forma autônoma como Estado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Prefª de Guarapari - ES - Sociólogo

Ano de 2009

Muitos são os estudos que tratam dos fenômenos da modernidade e da pós-modernidade. Dentre estes estudos, identificamos a corrente que acredita no fim da modernidade e no início de uma nova era dita pós-moderna e outra que acredita apenas que estamos vivendo a radicalização da modernidade. A respeito da corrente sobre a radicalização da modernidade, assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno:

a) Entende a transição corrente em termos epistemológicos ou decompondo totalmente a epistemologia.
b) Nesta condição, uma quantidade cada vez maior de pessoas vivem em circunstâncias, nas quais instituições desencaixadas ligando práticas locais a relações sociais globalizadas, organizam os aspectos principais da vida cotidiana.
c) Enfoca as tendências centrífugas das transformações sociais correntes e de seu caráter de deslocamento.
d) Teoriza a falta de poder que os indivíduos sentem em face das tendências globalizantes.
e) Vê o engajamento político coordenado, impossibilitado pela primazia da contextualidade e dispersão, assim como também vê o esvaziamento da vida cotidiana como resultado da introdução dos sistemas abstratos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

A Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB é um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD (Rio 92), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. É um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio-ambiente e funciona como um guarda-chuva legal/político para diversas convenções e acordos ambientais mais específicos. O Brasil foi o primeiro país a assinar a Convenção sobre Diversidade Biológica e, para cumprir com os compromissos resultantes, vem criando instrumentos, tais como o Projeto Estratégia Nacional da Diversidade Biológica e o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO. Dentre os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica destacam-se

a) a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e o controle e a canalização para o Estado dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.
b) a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.
c) a conservação da diversidade biológica e social, a repartição dos benefícios derivados pela bio-tecnologia entre os povos habitantes das Unidades de Conservação e o controle exclusivo do Estado sobre os recursos genéticos do país.
d) a conservação da diversidade biológica, a promoção da articulação internacional para fomentar o desenvolvimento sustentável a partir dos componentes de fauna e da flora e a implementação de uma política para atrair capital estrangeiro para dinamizar a utilização dos recursos genéticos do país.
e) a conservação da diversidade biológica e social, a fiscalização sobre a utilização de seus componentes, bem como sobre a utilização dos recursos genéticos do país.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Prefª de Guarapari - ES - Sociólogo

Ano de 2009

Uma das importantes contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu, é sobre a organização e o funcionamento dos campos, ou seja, espaços caracterizados pela luta de poder e legitimação dos indivíduos e seus correspondentes estilos de vida. A respeito desta teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Assim, em cada época de cada sociedade, há uma hierarquia dos objetos de estudos legítimos que consegue impor-se de maneira mais total, por não haver a necessidade de ser explicitada.
b) Os esquemas linguísticos e intelectuais determinam muito mais o que os indivíduos apreendem como digno de ser pensado e o que pensam a respeito, pois atuam fora do alcance das tomadas de consciência crítica.
c) Cada campo possui regras do jogo e desafios específicos, irredutíveis às regras do jogo ou aos desafios dos outros campos.
d) Um campo é um "sistema" ou um "espaço" estruturado de posições no qual se estabelecem as lutas entre os diferentes agentes que ocupam as diversas posições.
e) A relação entre o campo (produção) e os mecanismos sociais (reprodução) tende a se apresentar de forma explícita, deixando claro quem é o dominante.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

Os cientistas sociais ao longo dos anos vêm dando diferentes respostas à questão da objetividade do conhecimento das sociedades humanas. Max Weber indagava-se sobre a possibilidade de alcançar a objetividade nas ciências sociais apesar da existência dos valores e da subjetividade. A resposta dada por ele a estas questões consistiram em

a) estabelecer que a subjetividade é parte integrante da pesquisa e que toda a ciência social é em essência interpretativa.
b) Compreender o ofício do sociólogo como a busca do significado simbólico dos fenômenos e utilizar para tal o método hermenêutico.
c) estabelecer uma distinção entre os julgamentos de valor e o saber empírico, controlando os primeiros por meio de procedimentos rigorosos de análise, entre os quais a elaboração de um modelo simplificado do real denominado por ele de "tipo-ideal".
d) Aderir aos pressupostos positivistas e lançar mão de modelos matemáticos para a análise.
e) Aproximar-se dos métodos estruturalistas preconizados por Claude Lévi-Strauss e construir séries de fenômenos passíveis de comparação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

O surgimento do conceito de cultura como uma das principais ferramentas nas Ciências Sociais marca também o declínio de uma perspectiva uniforme do homem. Esta perspectiva que foi predominante na Europa a partir de finais do século XVIII até o final do século XIX pode ser descrita em linhas gerais como

a) a perspectiva iluminista que considerava que o homem constituía uma só peça com a natureza e partilhava da uniformidade geral de composição que a ciência natural havia descoberto sob o incitamento de Bacon e a orientação de Newton.
b) a perspectiva romântica que relacionava o homem com a natureza considerando negativos os efeitos da civilização tal como propunha Rousseau.
c) a perspectiva hermenêutica que relacionava o homem com as múltiplas representações construídas sobre ele tal como propunha Clifford Geertz.
d) a perspectiva calvinista que articulava a realização do homem na medida de sua religiosidade.
e) a perspectiva pietista que veiculou a doutrina da predestinação como ponto de partida de um movimento ascético orientado para a salvação das almas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

No que concerne às características do positivismo nas ciências humanas na segunda metade do século XIX, assinale a opção correta.

a) Para o empirismo, a realidade social existe de forma independente do sujeito que conhece.
b) Objetividade significa que o pesquisador tem uma relação ativa com o objeto de estudo.
c) Auguste Comte, um dos pais do positivismo, considerava que a sociologia como ciência positiva teria a função de compreender a sociedade da perspectiva dos indivíduos que a compõem.
d) O conhecimento positivo repousa na compreensão dos raciocínios práticos dos sujeitos da pesquisa.
e) Para o positivismo, os resultados das pesquisas resultam válidos quando se chega a diferentes medidas, reproduzindose a experiência nas mesmas condições.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Sociólogo

Ano de 2009

O fenômeno da cidadania é complexo e historicamente definido. O exercício de certos direitos, como a liberdade de pensamento e o voto, não gera automaticamente o gozo de outros, como a segurança e o emprego. A liberdade e a participação não levam automaticamente à resolução de problemas sociais. A cidadania inclui várias dimensões e algumas podem estar presentes sem as outras. Uma cidadania plena que combine liberdade, participação e igualdade para todos é um ideal desenvolvido no Ocidente. No Brasil, logo no início da República, um grupo avançado na época inspirado nos ideais de Auguste Comte propôs incorporar o proletariado à sociedade por meio de medidas de proteção ao trabalhador e sua família. Pode-se afirmar que este tipo de medidas relaciona-se diretamente aos

a) direitos políticos.
b) direitos civis.
c) uma combinação entre direitos civis e direitos sociais.
d) uma combinação entre direitos políticos e direitos civis.
e) direitos sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Sociologia

Ano de 2009

Considerando que, para Max Weber, a sociologia só pode ter origem nas ações de um, de alguns, ou de numerosos indivíduos distintos, razão por que ela é obrigada a adotar métodos estritamente individualistas, assinale a opção correta.

a) Para Max Weber ( Boudon e Borricaus, Dicionário Crítico de Sociologia ), as ações dos indivíduos são produto do livre arbítrio, ou de uma liberdade concebida como absoluta.
b) Segundo Max Weber, a ação de um indivíduo se desenvolve sempre no contexto de um sistema de coerções sociais.
c) A visão sociológica de Max Weber combina com a perspectiva estruturalista.
d) Para Max Weber, acontecimentos, dados singulares, regularidades estatísticas e, de modo geral, todas as categorias de fenômenos sociais que os sociólogos se propõem compreender resultam de fatos sociais.
e) Uma das consequências da teoria weberiana da ação é que a distância cultural entre um observador e um ator, muito embora o primeiro tenha realizado o esforço de informação necessário, impede a compreensão do segundo.

A resposta correta é:

Filtro