Questões de Sociologia
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Sociologia
Ano de 2008
Acerca do pensamento de Karl Marx e de suas análises do sistema econômico capitalista, assinale a opção correta.
a) A mais-valia é a diferença - sempre revertida em favor do empresariado capitalista - entre o valor da força de trabalho - o salário - e o quanto esse trabalho rende ao capitalista.
b) As relações de produção são as formas com que os homens organizam a produção social de bens e não se refletem na estrutura da sociedade.
c) O sistema capitalista percebe o trabalho como mercadoria simples e de pouco interesse econômico que não agrega valor à produção.
d) Para Marx, as condições de trabalho no sistema capitalista tendem a promover a consciência dos interesses comuns ao conjunto da classe trabalhadora, impossibilitando sua organização e ação política.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Ciências Sociais
Ano de 2008
A sociologia nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complexos das situações de existência nas modernas sociedades industriais e de classes. E seu progresso lento, mas contínuo, no sentido do saber científico positivo, também se faz sob a pressão das exigências dessas situações de existência, que impuseram tanto ao pensamento prático, quanto ao pensamento teórico tarefas demasiado complexas para as formas pré-científicas de conhecimento.
Anna Maria de Castro e Edmundo Fernandez Dias. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1978, p. 21 ( com adaptações ).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
a) Os pioneiros e fundadores da sociologia, preocupados com atividades intelectuais socialmente diferenciadas, pouco participaram das grandes correntes de opinião dominantes na época, seja do ponto de vista da propagação das idéias, seja do da ação social.
b) No plano puramente intelectual, a secularização dos modos de conceber e de explicar o mundo, relacionada com transformações radicais da mentalidade média, estabiliza as percepções sociais sancionadas pela tradição, pela religião e pela metafísica.
c) No contexto da revolução social, os padrões de apreciação axiológica permaneceram sob a influência da tradição ou de concepções providencialistas.
d) Conservadores, reformistas ou revolucionários, os pioneiros ou fundadores da sociologia aspiravam fazer do conhecimento sociológico um instrumento da ação, visando a modificar a sociedade em que viviam.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Ciências Sociais
Ano de 2008
Durante certo período dos anos 50 do século XX, a teoria funcionalista, que agora representa apenas uma das diversas propostas, dominou a sociologia.
Jonathan H. Turner. Sociologia. Conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999, p. 20 ( com adaptações ).
Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
a) Todas as teorias funcionalistas examinam o universo social como um sistema de partes interligadas, que são analisadas em termos de suas conseqüências ou funções para o sistema maior.
b) Autores como Karl Marx e Max Weber incluem-se entre as origens intelectuais da teoria funcionalista.
c) Para os funcionalistas, a explicação da realidade social deve emanar da investigação meticulosa do micromundo dos indivíduos, que mutuamente interpretam os gestos, que constroem as imagens de si próprios e definem as situações segundo certos princípios.
d) Para os funcionalistas, a sociedade se caracteriza por tensões e contradições.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Ciências Sociais
Ano de 2008
A análise das estruturas de classe e das estratificações é um instrumento metodológico desenvolvido pelos sociólogos dos países ocidentais no estudo de suas próprias sociedades. Há problemas metodológicos e teóricos que enfrentam os investigadores nesse campo, sobretudo no que se refere à confusão generalizada entre classes sociais e estratificação. Rodolfo Stavenhagen. Classes sociais e estratificação social.
In: Marialice Mencarini Foracchi e José de Souza Martins. Sociologia e Sociedade ( Leituras de introdução à sociologia ). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 281 ( com adaptações ).
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) Na concepção estrutural e dinâmica das classes sociais, desenvolvida por Marx e Engels, o conceito de classe social é absorvido inteiramente pelo de estratificação.
b) Na teoria marxista, o conceito de classe social é formulado independentemente da evolução e do desenvolvimento da sociedade.
c) De acordo com a posição marxista, o nível das rendas e o estilo de vida não constituem os critérios principais para a caracterização das classes sociais, mas critérios secundários que vigoram em casos particulares.
d) De acordo com o marxismo, há, na sociedade, estratificações que não se assentam nas relações de classe como, por exemplo, as categorias ocupacionais de prestígio, ou certas hierarquias estabelecidas com base em critérios raciais ou étnicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
UEPA - Ciências Sociais
Ano de 2008
Há uma quantidade enorme de codificação cultural para cada status. Em um sentido, isso pode parecer uma obrigação, mas, em outro sentido, a existência de tanta informação dá a uma pessoa a possibilidade de escolha certa dos códigos que serão usados e como eles serão usados. Há, então, uma qualidade dinâmica para o status e os sistemas culturais que incidem sobre ela. Isso é assim porque um ser humano ativo, pensante e potencialmente criativo ocupa um status e deve decidir como e de que forma as forças culturais devem orientar o seu comportamento. Nós não somos, como devo enfatizar novamente, abelhas operárias ou formigas; melhor, os homens têm a capacidade de administrar os seus comportamentos.
Guiddens. In: Jonathan H. Turner. Sociologia. Conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999, p. 48-9 ( com adaptações ).
Com relação a status, assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
a) Define-se status como o comportamento esperado de uma pessoa na sociedade.
b) Estruturas sociais são definitivamente compostas de status, que é o lugar que se ocupa em um sistema de posições interligadas.
c) Status e papel social constituem conceitos intercambiáveis.
d) Cada indivíduo ocupa apenas um status, localizado em uma única estrutura.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Sociologia
Ano de 2008
Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.
a) O ato educacional consiste em oferecer aos indivíduos subsídios para reorganização de suas experiências sociais, de maneira informal e assistemática.
b) O meio em que se dá o processo educacional deve ser organizado e estruturado para oferecer aos indivíduos uma seqüência adequada de experiências que possam ser avaliadas e alargadas de maneira assistemática.
c) Para Dewey a educação não é apenas mecanismo de perpetuação das estruturas sociais anteriores, mas um mecanismo de implantação das estruturas sociais democráticas, caracterizadas pela imperfeição.
d) O modelo de educação proposto por Dewey pressupõe que os indivíduos tenham chances iguais e as diferenças de situação sejam vistas como injustas, pois são frutos da democracia capitalista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
PMV SEMAD - ES - Analista em Relações Sociais - Sociologia
Ano de 2008
Na obra As Regras do Método Sociológico, publicada em 1895, Emile Durkheim define como objeto da sociologia o fato social. Quanto ao estudo e às características dos fatos sociais, julgue os itens seguintes
As sanções podem ser legais, quando prescritas pela sociedade na forma de leis que estabeleçam o caráter da infração e a penalidade subseqüente, ou espontâneas, evidenciando uma conduta individual bem adaptada à estrutura do grupo ou sociedade ao qual o indivíduo pertence.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Sociologia
Ano de 2008
Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.
a) Bourdieu e Passeron partem da análise crítica da sociedade capitalista francesa do século XIX e a vêem baseada na luta de classes e na justa apropriação dos meios de produção pelos trabalhadores.
b) O sistema educacional é a instituição que reproduz a cultura e a estrutura de classes do capitalismo.
c) As funções reprodutoras do sistema educacional são desvinculadas entre si, pois, de um lado, se reproduz a cultura hegemônica, mecanismo de libertação, e, de outro, se reproduz a estrutura de classes, mecanismo de dominação social.
d) Assim como Durkheim e Dewey, também Bourdieu e Passeron reduzem o papel da escola a mera reprodutora da cultura capitalista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
PMV SEMAD - ES - Analista em Relações Sociais - Sociologia
Ano de 2008
Na obra As Regras do Método Sociológico, publicada em 1895, Emile Durkheim define como objeto da sociologia o fato social. Quanto ao estudo e às características dos fatos sociais, julgue os itens seguintes
Durkheim aponta três características distintivas dos fatos sociais: a coerção social, a exterioridade aos indivíduos e a generalidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
PMV SEMAD - ES - Analista em Relações Sociais - Sociologia
Ano de 2008
No Brasil, a Sociologia, influenciada pela burguesia, passou por profundas mudanças em seu modo de pensar a realidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir
A influência burguesa promoveu uma evolução, sem ruptura, do pensamento colonial, para combater as oligarquias agrárias.
A resposta correta é: