Questões de Turismo
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
No processo de planejamento do turismo, após a identificação e a classificação dos atrativos, tornase necessário avaliá-los a fim de estabelecer seu valor, e, posteriormente, hierarquizá-los. A hierarquização dos atrativos turísticos consiste em
a) obter uma curvatura acentuada no gráfico que representa a demanda turística efetiva.
b) um processo que permite ordenar os atrativos de acordo com sua importância turística.
c) uma fase do processo de planejamento onde os atrativos são selecionados e transformados em produtos turísticos.
d) valorizar os atrativos de forma a estimular o aumento do tempo médio de permanência do turista no destino.
e) proporcionar o conhecimento adequado sobre os atrativos em relação ao perfil do fluxo turístico existente nos países de origem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
O processo de gestão do sistema de turismo envolve a necessidade de adequação da oferta à demanda, o que requer a compreensão da relação que ocorre na esfera mercadológica, onde há uma interação dinâmica entre produção, distribuição e consumo. A demanda turística pode ser definida como:
a) o conjunto de produtos turísticos secundários elaborados com a finalidade específica de prover o suporte à atividade turística.
b) o conjunto de atrativos disponibilizados ao mercado turístico.
c) os equipamentos e serviços ligados à hospedagem, alimentação, transporte e recreação.
d) a quantidade de produtos turísticos adquiridos ou que podem ser adquiridos por certo público, a certo preço, por um período de tempo com o objetivo de satisfazer algumas de suas necessidades.
e) os atrativos e serviços turísticos ofertados e a relação entre eles.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
O conhecimento e a caracterização da demanda são essenciais para o planejamento adequado do turismo. A demanda turística divide-se em demanda
a) derivada e demanda original.
b) efetiva ou real e demanda potencial.
c) primária e derivada.
d) efetiva e demanda derivada.
e) potencial e mercadológica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
Sabendo-se que, freqüentemente, os sistemas turísticos surgem no entorno físico de paisagens naturais, sítios históricos, centros culturais e de lazer, a adoção de uma metodologia de planejamento e gestão que considere tais sistemas sob o enfoque de cluster (pólo) surge naturalmente. Qual a definição de cluster (pólo) turístico?
a) Conjunto de atrativos, com destacado diferencial turístico, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial e concentrado em espaço geográfico delimitado.
b) Consiste em um aglomerado de atrativos, infraestruturas e serviços desenvolvidos por meio de estudos técnicos específicos e que possuem proximidade física suficiente e capaz de integrar os países das regiões fronteiriças.
c) É a união de esforços na elaboração de planejamento estratégico e formatação de novos roteiros e regiões turísticas, envolvendo, exclusivamente, agentes de produção limpa.
d) É a união de esforços e de produtos turísticos, roteiros, infra-estruturas e serviços com o objetivo de elaborar planos de promoção e marketing específicos para o mercado interno das regiões menos desenvolvidas dos países.
e) É a concentração de empresas de todos os setores da economia, infra-estruturas e serviços destinados a promover a melhoria da qualidade de vida da população local.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Turismólogo
Ano de 2008
Acerca das competências da EMBRATUR, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Compete
à EMBRATUR:
( ) Propor ao Governo Federal normas e medidas necessárias à execução da Política Nacional de Turismo e executar as
decisões que, para esse fim, lhe sejam recomendadas.
( ) Promover e divulgar o turismo nacional no País e no exterior de modo a ampliar o ingresso e a circulação de fluxos
turísticos, no território nacional.
( ) Estimular e fomentar a ampliação; diversificação; reforma e melhoria da qualidade da infra-estrutura turística nacional;
( ) Cadastrar as empresas, classificar os empreendimentos dedicados às atividades turísticas e exercer a função
fiscalizadora.
A seqüência está correta em:
A) V, V, F, F
B) V, F, V, V
C) V, V, V, V
D) F, V, V, V
E) V, V, V, F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
O que são recursos turísticos?
a) Os serviços e equipamentos relacionados aos meios de hospedagem, alimentação, recreação e lazer.
b) O conjunto de produtos turísticos naturais, culturais, artificiais ou tecnológicos ofertados ao mercado consumidor.
c) São os elementos que integram a demanda turística primária.
d) O conjunto de infra-estruturas e serviços disponíveis na destinação turística e ofertados aos mercados consumidores internos.
e) São os elementos disponíveis na localidade turística ou com potencial turístico, considerados a matéria-prima do turismo por possuírem a capacidade de provocar a afluência dos turistas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Turismólogo
Ano de 2008
Nos últimos anos, o turismo se destaca como um dos setores socioeconômicos mais significativos do mundo. Assim,
como forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado, este precisará ser:
A) Divulgado.
B) Elitizado.
C) Segmentado.
D) Pesquisado.
E) Desenvolvido.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Prefª de Porto Alegre - RS - Técnico em Turismo
Ano de 2008
Ao realizar determinado planejamento, pretende-se orientar o desenvolvimento de uma atividade com a intenção de atingir objetivos e metas estabelecidas. O ato de planejar deve estar diretamente ligado às políticas de desenvolvimento do setor. Assim, podese afirmar que o Plano Nacional de Turismo é o
a) processo de realização do pensamento estratégico do planejamento turístico do país.
b) resultado do processo de análise e avaliação dos objetivos para o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros.
c) responsável pelo estabelecimento das ações e parcerias voltadas ao processo de articulação dos diversos atores que integram o turismo nos municípios.
d) instrumento de planejamento que tem como finalidade explicitar o pensamento do governo e do setor produtivo e orientar as ações necessárias para consolidar o desenvolvimento do setor do turismo.
e) instrumento de identificação, avaliação, classificação e cadastramento dos prestadores de serviços turísticos nas diversas regiões do país.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Turismólogo
Ano de 2008
Foi visando consolidar o turismo como atividade promotora da eficiência econômica, a eqüidade social e o respeito
ao meio ambiente que a Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, em articulação com a iniciativa
privada e representantes da sociedade civil, lançou a nova Estratégia Turística do Estado 2003-2020 intitulada
"Século XXI: Consolidação do Turismo". O objetivo deste programa é promover o desenvolvimento sustentável da
atividade turística no estado e está embasado em algumas macroestratégias, sendo:
I. Estruturação pública.
II. Gestão Municipal.
III. Municipalização do Turismo.
IV. Educação para o Turismo.
V. Integração.
VI. Marketing.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, II, III, IV, V e VI
B) I, II, IV, V e VI
C) I e III
D) II e III
E) I, IV, V e VI
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Turismólogo
Ano de 2008
Entre as alternativas abaixo assinale o significado de EMBRATUR:
A) Empresa Brasileira de Turismo.
B) Instituto Brasileiro de Turismo.
C) Empresa Brasileira de Desenvolvimento do Turismo.
D) Instituto de Estudo Turístico.
E) Empresa Brasileira de Pesquisa do Turismo.
A resposta correta é: