Questões de Turismo
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Agente Administrativo
Ano de 2011
O Plano Nacional de Turismo 2007-2010 previu a articulação do Ministério do Turismo (MTur) com os Ministérios dos Transportes, das Cidades, da Integração Nacional e da Defesa, devendo essa articulação ser estruturada e intensificada. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento que deve ser utilizado em caso de ajuste que envolva transferência de recursos entre o MTur e os demais ministérios.
a) convênio
b) contrato administrativo
c) termo de parceria
d) contrato de repasse
e) termo de cooperação
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011
a) O orçamento autorizado do MTur vem apresentando crescimento desde o ano de 2007, em face de, a partir desse ano, a EMBRATUR ter criado condições para adquirir dados para o monitoramento periódico das tendências turísticas e dos mercados emissores internacionais, sobretudo no âmbito do comportamento e dos interesses do turista potencial.
b) O governo federal, especialmente no período de 2007 a 2009, vem trabalhando em colaboração com os governos estaduais e municipais, com destaque do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional.
c) Percebe-se claramente que um dos mais sérios problemas dos investimentos federais na área do turismo é a baixa execução orçamentária que o MTur tem conseguido efetuar em relação aos créditos autorizados.
d) De 2004 a 2009, os gastos em promoção do turismo foram voltados, predominantemente, para o mercado interno, com o objetivo de reverter a saída de turistas brasileiros para o exterior.
e) Somente em 2009, verifica-se um esforço administrativo do MTur no sentido de aumento da execução orçamentária em relação aos créditos disponíveis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 é referência para o debate e a formulação das políticas públicas no setor do turismo brasileiro bem como para a orientação aos investimentos, públicos e privados, na área. Nele, entre várias análises privilegiadas, destacam-se os números da receita cambial, em bilhões de dólares, decorrente do turismo, bem como o saldo do fluxo proveniente do que entra de divisas e do que é gasto por brasileiros no exterior. Em relação ao período 2002-2009, assinale a alternativa correta no que diz respeito a esses indicadores.
a) Houve estabilização da receita cambial, ao menos desde 2004, em face da crescente valorização do real em relação ao dólar.
b) No período indicado, o crescimento da receita cambial brasileira em turismo acompanhou a elevação do índice em termos mundiais.
c) Em 2008, foi registrado o ponto máximo histórico em receitas cambiais turísticas, e esperou-se, para 2009, a superação desses números.
d) No período em exame, vem sendo registrado superavit crescente, com reversão somente a partir de 2008
e) Em 2009, o deficit apresentou números próximos do próprio volume das receitas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
A Política Nacional de Turismo, instituída pela Lei n.º 11771/2008, apresenta definições acerca de alguns institutos jurídicos. Assinale a alternativa incorreta com relação aos conceitos postos na referida norma jurídica.
a) A Lei n.º 11771/2008 trata expressamente sobre a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação dos prestadores de serviços turísticos, remetendo à fiscalização das normas gerais do poder de polícia da administração pública, cuja titularidade é dos estados-membros, por intermédio de suas secretarias competentes para autorização de funcionamento.
b) Somente pode ser considerada turística uma viagem que gere movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas.
c) Entre as funções afetas ao Ministério do Turismo, encontram-se as de fomento, regulamentação e divulgação institucional do turismo tanto nacional quanto internacionalmente.
d) A distribuição de renda é um dos objetivos a que deve servir o turismo, devendo o governo envidar esforços nesse sentido.
e) Um executivo de negócios, em viagem a serviço, com estadas em lugares diferentes de seu entorno habitual, desde que com duração inferior a 1 ano, pode ser considerado turista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
O Plano Aquarela 2020, ao dispor sobre o marketing do turismo internacional do Brasil, tem como foco traçar as metas e os objetivos a fim de preparar o Brasil para os grandes eventos que aqui serão sediados: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Acerca da sistematização do Plano Aquarela 2020, assinale a alternativa correta.
a) É objeto do Plano Aquarela 2020 a atuação mais ofensiva da promoção do turismo, em face da realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, que também ocorrerão no Rio de Janeiro, e esse pode ser considerado o primeiro teste para a cidade que realizará as Olimpíadas em 2016
b) Os turistas internacionais no Brasil têm como seu principal meio de transporte o marítimo, seguido do aéreo, do terrestre e do ferroviário, sucessivamente.
c) Como ponto mais significativo da realização dos eventos, é projetado o aumento do turismo na cidade do Rio de Janeiro, com a divulgação da Cidade Maravilhosa e a atração de divisas para o país, as quais poderão ser investidas pelo governo federal, após a realização dos eventos, nas mais diversas localidades brasileiras.
d) Os passos fundamentais para que o Plano Aquarela 2020 fosse produzido foram, nesta ordem, o planejamento da estratégia, o diagnóstico e, finalmente, o plano operacional.
e) O Plano Aquarela 2020 compatibiliza-se com as grandes metas nacionais e somente poderá ser revisado por ocasião da elaboração dos planos plurianuais, em periodicidade quadrienal.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
Para o enquadramento como prestador de serviço turístico, a Lei n.º 11771/2008 instituiu o cadastro junto ao Ministério do Turismo como requisito essencial. Acerca do referido cadastro, assinale a alternativa correta.
a) O cadastro é obrigatório tanto para os estabelecimentos que funcionam como matrizes quanto para aqueles que funcionam como filiais, ainda que esses últimos, no caso de estande de serviços de agência de turismo, sejam alocados em espaço que abrigue eventos de caráter temporário e seu funcionamento esteja restrito à referida duração.
b) Somente poderá realizar turismo quem esteja devidamente cadastrado junto ao Ministério do Turismo.
c) O cadastro fornecido pelo Ministério do Turismo tem validade de dois anos a partir da emissão do certificado.
d) Os transportadores terrestres, ferroviários, marítimos e aéreos submetem-se à obrigatoriedade de prévio cadastro, conforme disposições da referida lei, a ser obtido junto ao Ministério do Turismo.
e) A mera intermediação de serviços turísticos entre terceiros prescinde de prévio cadastro junto ao Ministério do Turismo; o cadastro, no entanto, é exigido quando os serviços forem prestados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
Segmentar o mercado é identificar compradores com comportamentos homogêneos quanto a seus gostos e referências. A segmentação possibilita, entre outros elementos, o conhecimento dos principais destinos geográficos, dos tipos de transportes, da composição demográfica dos turistas e de sua situação social e estilo de vida. Mario Carlos Beni. De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.
a) turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura
b) turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca
c) turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura
d) turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura
e) turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.
a) análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
b) análise do modelo de ocupação territorial; melhoria da qualidade da oferta turística; e expansão do número de turistas
c) alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas
d) identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo
e) seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
São unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países. Internet:
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)
a) setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.
b) representações de estados brasileiros no exterior.
c) câmaras brasileiras de comércio.
d) escritórios brasileiros de turismo.
e) consulados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
EMBRATUR - Técnico Especializado II
Ano de 2011
Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser
a) distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.
b) distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
c) genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
d) distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.
e) genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
A resposta correta é: