Questões de Veterinária

Assunto Geral

Banca CESPE

SESA - ES - Esp. em Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde -

Ano de 2011

Acerca de planejamento e programação, monitoramento e avaliação de programas de saúde, julgue os itens seguintes

A notificação negativa - notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória na área de abrangência da unidade de saúde - indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas à não ocorrência de tais eventos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

A peste suína africana (PSA ) é uma virose altamente contagiosa e letal, que afeta suínos de todas as idades. Sobre esta enfermidade, é INCORRETO afirmar que:

a) a PSA é uma arbovirose, para sua transmissão necessita de carrapatos do gênero Ornithodoros, os quais não existem no Brasil.
b) o vírus da PSA é sensível a luz solar, radiação ultravioleta, hipoclorito de sódio, 60ºC (por 30 minutos).
c) nos quadros agudos, observa-se um quadro de hemorragias generalizadas, representadas pela presença de petéquias e/ou equimoses em quase todas as serosas e linfonodos, e congestão (particularmente no sistema nervoso, com conseqüente acúmulo de líquidos em grandes cavidades e edemas em outros órgãos).
d) na abertura das cavidades naturais, pode-se observar hidrotórax, hidropericárdio e ascite. O líquido encontrado é de natureza serosa e seu aspecto pode variar entre o claro, o citrino e o rosado.
e) o baço não apresenta alteração de tamanho, sendo comum a presença de congestão e aspecto hemorrágico. Nos rins, raramente são notadas petéquias e equimoses. O fígado não apresenta distúrbios circulatórios, preservando sua forma e coloração normais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

Os distúrbios do crescimento compreendem desde a completa ausência até a proliferação descontrolada. Estes dois extremos sempre representam estados patológicos que são deletérios para os animais, mas muitos estágios situados entre esses extremos são respostas fisiológicas normais ou representam respostas benéficas a vários estímulos. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que:

a) aplasia é a não formação completa de um órgão ou estrutura anatômica durante o desenvolvimento fetal.
b) hipoplasia é o não desenvolvimento de órgão, ou de parte dele, até seu tamanho normal.
c) atrofia consiste no encolhimento ou redução de um órgão ou tecido, para um tamanho inferior ao previamente ocorrente, ou para dimensões inferiores ao tamanho normal. A atrofia é um fenômeno fisiológico normal, não podendo ser classificada como um processo patológico.
d) a hipertrofia causada por um aumento do tamanho de cada uma das células que formam o órgão é chamada de hiperplasia.
e) maxiplasia é a transformação de um tecido completamente diferenciado em outro tipo, também completamente diferenciado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

Com relação ao imunodiagnóstico em medicina veterinária, é INCORRETO afirmar que:

a) no tocante à aglutinação direta para detecção de anticorpos contra Brucella abortus, a capacidade de aglutinação dos anticorpos varia em função de sua classe, sendo a IgM mais eficiente do que a IgG e a IgA.
b) no que tange à imunodifusão dupla em gel para detecção de anticorpos contra o vírus da anemia infecciosa eqüina, a técnica baseia-se na migração dupla de antígeno e anticorpo, através do gel de ágar. O encontro dos reagentes, em proporções ótimas, leva a formação de complexos antígenoanticorpo insolúveis que precipitam, tornando-se visíveis sob a forma de uma linha ou banda de precipitação.
c) a imunodifusão dupla em gel para detecção de anticorpos contra o vírus da febre aftosa fundamenta-se na migração dupla de antígeno e anticorpo, através do gel de ágar. O encontro dos reagentes, em proporções ótimas, leva a formação de complexos antígeno-anticorpo solúveis que se dissolvem no ágar, tornando-se visíveis sob a forma de grânulos arredondados distribuídos ao redor do complexo antígeno-anticorpo, formando um halo.
d) no que concerne ao ensaio de imunoadsorção enzimática (ELISA ) competitivo para detecção de anticorpos contra o vírus da peste suína clássica, os anticorpos presentes na amostra a ser testada irão bloquear a ligação dos anticorpos monoclonais marcados com peroxidase ao vírus da peste suína clássica (VPSC ). Quando o soro ou plasma testados não possuem anticorpos específicos, os anticorpos monoclonais específicos marcados se ligam ao antígeno do VPSC, reagindo posteriormente com o substrato, que produz cor. Portanto, o resultado é indicado pelo desenvolvimento de cor.
e) o ensaio imunoenzimático de eletrotransferência (EITB ) para detecção de anticorpos contra o vírus da febre aftosa é uma prova na qual antígenos não estruturais do vírus da febre aftosa são eletrotransferidos para uma membrana de nitrocelulose. Esta prova possui os mesmos fundamentos e princípios da técnica Western blotting.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

A medicina veterinária faz uso de diversas vacinas contra vírus, sendo a maioria compostas por vírus inativados ou vírus vivos atenuados. A manipulação genética (tecnologia de DNA recombinante ) proporciona o surgimento de novas opções de vacinas. Sobre a utilização de vacinas contra vírus em medicina veterinária, é CORRETO afirmar que:

a) vacinas replicativas são aquelas que contém o vírus vivo viável (vivo, replicativo) e, por isso, proporcionam a replicação do agente no organismo do hospedeiro, resultando na replicação viral e, consequentemente, na diminuição da quantidade de antígeno que é apresentada ao sistema imunológico.
b) vacinas não-replicativas são menos seguras que as vacinas com vírus replicativo.
c) as vacinas de DNA desencadeiam respostas altamente indesejáveis: além da resposta humoral, também estimulam o linfócito T citotóxico, que é prejudicial na resposta imunológica contra vírus.
d) o objetivo de se utilizar vacinas polivalentes é o de facilitar o manejo da vacinação, ou seja, imunizar os animais contra vários patógenos em apenas uma ocasião.
e) os adjuvantes são substâncias que têm a função de potencializar a resposta imunológica induzida por vacinas replicativas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

As serpentes do gênero Bothrops são encontradas em todo território nacional, sendo responsáveis pela grande maioria dos acidentes ofídicos que ocorrem no país. As peçonhas das serpentes são, provavelmente, os mais complexos de todos os venenos. Com relação aos acidentes botrópicos, é CORRETO afirmar que:

a) resumidamente, pode-se descrever apenas duas atividades fisiopatológicas do veneno botrópico: proteolítica e hemorrágica.
b) o veneno botrópico não possui a capacidade de ativar fatores da coagulação sanguínea, consequentemente, na maior parte das vezes, acaba por induzir a coagulabilidade sanguínea.
c) os venenos podem variar nesta espécie em função de apenas dois fatores: distribuição geográfica e caráter individual da serpente. A idade do animal não influencia na atividade das frações do veneno.
d) é raro a ocorrência de edema em acidentes botrópicos e, quando ocorre, é de forma tardia, sendo caracteristicamente tenso ( ou firme ), apresentando, muitas vezes, coloração violácea.
e) a atividade hemorrágica é atribuída fundamentalmente a componentes específicos, denominados hemorraginas, metaloproteinases que contém zinco.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

Os peixes peçonhentos ou venenosos têm distribuição mundial, com sua maior concentração na zona tropical. As arraias constituem um grupo importante de peixes peçonhentos e são, provavelmente, as causas mais comuns de acidentes no mundo. Sobre o ictismo por arraia, é INCORRETO afirmar que:

a) as arraias são peixes que possuem guelras localizadas na parte ventral do corpo. Elas vivem no fundo do mar e dos rios, escondem-se em covas rasas que são escavadas em locais arenosos ou lodosos.
b) as arraias venenosas tanto podem ser de água doce como de água marítima e possuem um apêndice caudal longo, semelhante a um chicote, onde encontra-se um, dois, ou mais ferrões. Esses ferrões são estruturas rígidas, longas e serrilhadas. São substituídas aproximadamente a cada seis meses ou quando sofrem danos.
c) o ferrão é recoberto por uma bainha de tegumento que está associado a células glandulares de veneno e uma área cuneiforme de tegumento pelo qual entra em contato com o resto do corpo do animal. As células de veneno são encontradas nos sulcos e ranhuras ventrolaterais dos ferrões. Dessa forma, o ferrão pode ser banhado por muco e veneno originado das áreas cuneiformes.
d) a peçonha das arraias tem atividade necrosante. Nas manifestações clínicas locais, a dor surge imediatamente após o acidente, no início no local do ferimento e, posteriormente, pode-se estender a todo o membro. O ferimento é uma lesão perfuro-cortante e, no local, sobrevém o sangramento.
e) o tratamento consiste em tratamento sintomático, que inclui lavagem do ferimento para remover a maior quantidade de toxina possível, não sendo recomendado a imersão do ferimento em água morna posto que o veneno é termoestável e esta ação poderá provocar maior liberação de toxinas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETAP

PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde

Ano de 2011

A dengue é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por um arbovírus. Esta doença tem se mostrado como um importante fator a ser observado em saúde pública e coletiva. Sobre esta arbovirose, é INCORRETO afirmar que:

a) vários fatores têm contribuído para o aumento dos casos de dengue, dentre os quais pode-se destacar: o rápido crescimento e urbanização sem planejamento das populações nas áreas tropicais; falta de infra-estrutura básica de saneamento, deficiência ou ausência da coleta de lixo, dentre outros.
b) o vírus dengue pertence a família Flaviviridae. Compreende 4 sorotipos imunologicamente distintos. A infecção por esses sorotipos no homem produz imunidade permanente contra reinfecção contra o sorotipo causador da infecção, mas apenas imunidade temporária contra os outros.
c) espécies de mosquitos do gênero Aedes são os vetores e, ao mesmo tempo, funcionam como reservatórios, posto que uma vez infectados, os mosquitos permanecem assim por toda a vida. O mais importante e talvez o único vetor da dengue nas Américas é o Aedes aegypti.
d) o homem não é o principal hospedeiro do vírus, embora haja evidência da transmissão silvestre tal qual a febre amarela. Ele é um hospedeiro secundário, que está exposto à doença em decorrência do aumento populacional desordenado.
e) o fator de risco mais importante para a dengue é morar ou circular em áreas onde estejam ocorrendo casos, especialmente na vigência de epidemias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FBC

Prefeitura de Itatiaia - Médico Veterinário

Ano de 2011

A forma infectante da Taenia solium, no hospedeiro intermediário, é o seguinte Cysticercus:

a) fasciolarisb) tenuicolisc) bovisd) soliume) cellulosae

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FBC

Prefeitura de Itatiaia - Médico Veterinário

Ano de 2011

A cisticercose suína é um problema de grande importância em saúde pública, pois, além de provocar teníase, pode conduzir, como conseqüência de maior repercussão, à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação de maior importância.
A cisticercose suína tem o seguinte agente causal:

a) Oesophagostomum radiatum
b) Strongyloides ransomic) Ascaris suum
d) Cysticercus cellulosaee) Sarcocystis porcifelis

A resposta correta é:

Filtro