Questões de Veterinária

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

É correto afirmar que Leishmaniose visceral, ou calazar, é:

a) é uma doença transmitida pelo mosquitopalha ou birigui (Lutzomyialongipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmaniachagasi.
b) É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes-aegypti, que ao picar introduz na circulação do hospedeiro o protozoário LeishmaniaChagasi.
c) É uma doença transmitida por protozoário LeishmaniaChagasi, pessoa a pessoa.
d) É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes-albopictus, que ao picar introduz na circulação do hospedeiro o protozoário LeishmaniaChagasi.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

O vírus da raiva é usualmente mantido num hospedeiro principal. Este pode ser o cão, os carnívoros ou o morcego. Sobre esta importante zoonose, assinale a alternativa incorreta:

a) A melhor profilaxia para o animal individualmente considerado é a vacinação. Ao contrário do que ocorre no homem, no qual, de maneira geral, é realizada uma vacinação pós-infecção, nos animais trata-se de uma vacinação exclusivamente profilática.
b) A vacinação protetora do cão, com vacinas liofilizadas, 01 a 02 (uma a duas) vezes por via IM, garante imunidade de 01 a 03 (um a três) anos de duração, enquanto a proteção fornecida por vacinas atenuadas somente serve por um ano.
c) Entre as vacinas inativadas para a raiva, as mais conhecidas são as preparadas com formol, éter e fenol. A este grupo também pertencem distintas vacinas adsorvidas e inativadas por luz ultravioleta.
d) Nas vacinas de vírus vivo o vírus rábico é enfraquecido por procedimentos químicos ou físicos. Ainda pode ser realizado de maneira biológica, mediante adaptação ao ovo de galinha ou às culturas celulares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Auxiliar de Veterinária e Zootecnia

Ano de 2013

Com relação aos aspectos éticos associados à prática de eutanásia de animais, julgue os itens seguintes.

A eutanásia, que consiste no procedimento humanitário de sacrificar animais, pode ser feita sem a supervisão de um médico veterinário, desde que o executor tenha treinamento básico para essa técnica e garanta que o procedimento seja realizado sem dor ou com mínimo desconforto para o animal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

A dengue é uma doença que foi reconhecida há aproximadamente 200 anos e tem apresentado caráter epidêmico e endêmico variado. As mudanças na dinâmica de transmissão da dengue podem ser explicadas pela baixa prevalência do vírus até recentemente, quando houve maior disponibilidade de hospedeiros humano. A dengue e uma doença muito grave. O ressurgimento da dengue, em escala global, é atribuído a diversos fatores, ainda não bem conhecidos. Os mais importantes estão relacionados a seguir:

I- as medidas de controle dos vetores de dengue, nos países onde são endêmicos, são poucas ou inexistentes;
II- o crescimento da população humana com grandes mudanças demográficas;
III- a expansão e alteração desordenadas do ambiente urbano, com infraestrutura sanitária deficiente, propiciando o aumento da densidade da população vetora;
IV- o aumento acentuado no intercâmbio comercial entre múltiplos países e consequente aumento no número de viagens aéreas, marítimas e fluviais, favorecendo a dispersão dos vetores e dos agentes infecciosos.

Nas afirmações acima é correto afirmar:

a) Apenas as alternativas I e II estão corretas;
b) As alternativas I e IV estão erradas;
c) As alternativas I, II, III e IV estão corretas;
d) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

A leishmaniose é uma doença causada por parasitas que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico do animal ou pessoa infectada. Sobre esta zoonose, leia as afirmativas e marque a alternativa correta:

I. No Brasil, Moreira, em 1895 identificou pela primeira vez a existência do botão endêmico dos países quentes, chamando "Botão da Bahia" ou "Botão de Biskra". A confirmação de formas de leishmanias em úlceras cutâneas e nasobucofaríngeas ocorreu no ano de 1909 quando Lindenberg encontrou o parasito em indivíduos que trabalhavam em áreas de desmatamentos na construção de rodovias no interior de São Paulo.
II. Observa-se a existência de três perfis epidemiológicos: silvestre - a transmissão ocorre em áreas de vegetação primária (zoonose de animais silvestres); ocupacional ou lazer - a transmissão está associada à exploração desordenada da floresta e derrubada de matas para construção de estradas, extração de madeira, desenvolvimento de atividades agropecuárias, ecoturismo (antropozoonose); e rural ou periurbana - em áreas de colonização (zoonose de matas residuais) ou periurbana, em que houve adaptação do vetor ao peridomicílio (zoonose de matas residuais e/ou antropozoonose).
III. A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados.
IV. O modo de transmissão é através da picada de insetos transmissores infectados. A transmissão de pessoa a pessoa pode ocorrer na fase de alta proliferação dos parasitos na corrente sanguínea.
V. O período de incubação da doença no ser humano é, em média, de dois a três meses, podendo variar de duas semanas a doze anos.

a) As afirmativas II e III são verdadeiras e as I, IV e V são falsas.
b) As afirmativas I e IV são verdadeiras e as II, III e V são falsas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) As afirmativas I, II, e III estão corretas e as IV e V incorretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

Qual é o agente etiológico da monilíase? Assinale a correta:

a) Trichomonas;
b) Absidia spp;
c) Cândida albicans;
d) Klebsiella.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

A esquistossomose é uma doença crônica, causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistossoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando centenas de milhares de pessoas por ano. Sobre esta patologia, assinale a alternativa correta:

a) A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro acidental, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros definitivos.
b) Pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita em suas fezes e urina, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água salgada; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
c) Na fase aguda (a mais comum), a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. O indivíduo pode, também, ter diarreias, alternadas ou não por constipações intestinais. Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome são outras manifestações possíveis.
d) Os ovos podem ser encontrados no exame parasitológico de fezes, mas nas infecções recentes o exame apresenta baixa especificidade. Para aumentar a especificidade podem ser usados de coproscopia qualitativa, como Hoffman ou quantitativo, como Kato-Katz. A eficácia com três amostras chega apenas a 50%. A biópsia retal é uma técnica também utilizável, tendo uma sensibilidade de 60%.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

A desinteria bacilar tem como principal agente causador:

a) Salmonellatyphi;
b) E. coli;
c) Shigelladysenteriae;
d) Clostridium.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

A brucelose afeta, como antropozoonose importante, todas as espécies domésticas, numerosos animais silvestres e o homem. Assim, assinale a alternativa correta:

a) A brucelose bovina é uma doença infecciosa crônica produzida pela Brucella bovis, de evolução predominantemente endêmica, caracterizada sobretudo, pelo aborto das fêmeas em estados avançados de gestação (5º ao 7º mês).
b) Não só bovinos contaminados podem introduzir o agente em uma propriedade. Cães, cavalos, porcos e gatos podem levar a bactéria ao gado sadio, assim como vaqueiros acometidos por brucelose representam risco para criações não infectadas até então.
c) Das cepas de Brucella existentes, a B. melitensis é a de ação mais branda no homem, por desenvolver baixa virulência. Acomete principalmente caprinos e ovinos.
d) No caso de infecções por B. suis, em rebanhos pequenos, a indicação é sacrifício dos machos e observação das fêmeas. Nos grandes centros, com o intuito de abate, os machos devem ser castrados e as fêmeas separadas para avaliação do quadro clínico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

São considerados microorganismos agentes de intoxicação alimentar, produtores de enterotoxinas:

a) Clostridium botulinum, Bacilluscereus, Campylobacterjejuni.
b) Salmonella sp., Staphylococcus aureus, Clostridium perfringes.
c) Bacillus cereus, Campylobacter jejuni, Corynebacteriumpyogenes.
d) Salmonella sp., Staphylococcus aureus, Clostridiunbotulinum.

A resposta correta é:

Filtro