Questões de Veterinária

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus amarílico, encontrado principalmente em regiões de mata. Sobre esta patologia, assinale a alternativa incorreta:

a) A febre amarela silvestre tem como principais vetores os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes, sendo os primatas os principais hospedeiros e o homem, hospedeiro acidental.
b) A febre amarela urbana (FAU) tem como vetor o mosquito Aedes aegypti e o homem como hospedeiro principal. Entretanto, a febre amarela urbana foi erradicada no Brasil em 1942, quando foi notificada pela última vez no município de Serra Madureira, no Acre.
c) Em 2000 e 2001, a ocorrência de surtos de febre amarela silvestre em áreas onde a doença não ocorria há praticamente 50 anos levou as autoridades sanitárias a redefinir os limites das áreas de risco para sua transmissão (área endêmica e de transição), que passaram a ser: áreas endêmicas (estados do AM, PA, AP, AC, RR, RO, MA, TO, GO, MT, MS e DF) e áreas de transição (parte dos estados do PI, MG, BA, SP, PR, PE, SC e RS).
d) Após a notificação do caso suspeito de febre amarela silvestre, deve ser realizada a investigação epidemiológica para confirmação diagnóstica, bem como o preenchimento da ficha de investigação epidemiológica. Além disso, faz-se necessário desencadear a busca ativa de novos casos suspeitos no local provável de infecção e providenciar a vacinação de bloqueio, na área de ocorrência do caso, para os moradores não vacinados ou que não puderem comprovar a vacinação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPR

PROGEPE - Médico Veterinário

Ano de 2013

Em relação à anemia infecciosa equina, é correto afirmar:

a) É causada por um retrovírus, não envelopado, do gênero Lentivirus.
b) A trombocitopenia é um dos principais achados em animais febris.
c) A forma crônica da doença é incomum.
d) Os anticorpos neutralizantes são os primeiros a aparecer após a infecção.
e) A transmissão iatrogênica é rara.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

A Escherichia coli é uma bactéria que pode liberar no organismo toxinas enterohemorrágicas. Sobre esse agente, é incorreto afirmar que:

a) provoca uma doença grave, que pode causar até a morte, devendo ser tratada em unidade de tratamento intensivo, pois frequentemente são necessárias transfusão de sangue e diálise renal.
b) no leite, o processo de pasteurização é capaz de inativar essa bactéria.
c) o microorganismo pode sobreviver bem em carne moída congelada, mesmo à temperatura de -20° C.
d) o sorotipo O157:H7 não está implicado a essa forma da doença, sendo relacionado apenas em casos de ingestão de àgua.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

Prevenção é o conjunto de procedimentos que visam proteger e melhorar a saúde de uma população e, portanto, sua qualidade de vida, seja impedindo a entrada da doença em áreas geográficas ainda livres, seja protegendo a população de regiões onde a doença já ocorre. Assim, leia as afirmativas, classifique-as como verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta.

I. O diagnóstico, tão precoce quanto possível das fontes de infecção constitui o recurso da maior relevância do nível primário de prevenção, uma vez que a eficiência da ação desencadeada está na razão direta da precocidade com que se efetivam o diagnóstico e sua correspondente notificação às autoridades sanitárias.
II. A prevenção secundária incorpora uma série de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em conseqüência, suas complicações. Exames periódicos e o auto-exame de mama, entre outros, são procedimentos de reconhecida eficácia para o diagnóstico precoce, que permite o início imediato do tratamento e evita, muitas vezes, o agravamento da enfermidade.
III. Prevenção secundária significa prevenção da evolução das enfermidades existentes através da execução de procedimentos diagnósticos, terapêuticos. Tem como objetivo limitar a incapacitação deixada pela enfermidade e promover a reabilitação do indivíduo de forma a reintegrá-lo na sociedade de uma forma produtiva.
IV. Um sistema de vigilância epidemiológica bem estruturado, analisando informações relativas não apenas aos diferentes graus de saúde, representados pelos segmentos correspondentes da população, mas também aos demais componentes do ecossistema realmente oferece o necessário suporte para uma ação preventiva bem sucedida, ao mesmo tempo que realimenta os demais níveis de prevenção.
V. O nível primário de prevenção engloba o conjunto de ações indicadas para o período pré-patogênico do processo doença e tem como propósito básico impedir ou evitar tanto sua introdução no ecossistema como a conseqüente instalação nos indivíduos. Nesse grupo de ações incluem-se as que objetivam a promoção da saúde, assim como aquelas que têm como escopo a proteção específica do hospedeiro.

a) V, F, V, F, F.
b) F, V, F, V, V.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, F, F, F.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

Na avaliação microbiológica de alimentos de origem animal, a concentração de células viáveis pode ser estimada pelo método do número mais provável (NMP). Essa técnica é comumente utilizada para determinação de:

a) coliformes totais, coliformes fecais e Escherichia coli.
b) coliformes totais, coliformes fecais e Salmonellasp.
c) coliformes totais, coliformes fecais e mofos e leveduras.
d) coliformes totais, coliformes fecais e Clostridium botulinum.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

Todos os agentes infecciosos ou parasitários têm o seu habitat natural, ou seja, um meio no qual encontram as condições necessárias ou ideais para sobreviverem. Sobre fontes de infecção, assinale a alternativa incorreta:

a) Pode-se considerar dois tipos de fontes de infecção: a primária e a secundária. O solo, que abriga o agente do tétano, é uma fonte secundária de infecção, cuja fonte primária de infecção é o intestino dos equinos.
b) Fontes de infecção costumam ser exógenas, ou seja, localizadas fora do organismo do indivíduo afetado pela doença. Noutros casos, a fonte de infecção encontra-se no próprio indivíduo, chamada fonte endógena.
c) Os indivíduos que manifestam sinais clínicos de doença são epidemiologicamente de importância maior, pois são facilmente reconhecidos, permitem o diagnóstico e consequentemente podem ser adotadas medidas de controle pertinentes. Assim, são fontes de infecção controladas.
d) A transmissão de infecção por outras fontes, além dos indivíduos infectados inclui fonte ambiental comum ou veículos como alimentos, água ou medicamentos contaminados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

Em relação aos microorganismos, o leite UAT (UHT) e os produtos a base deste leite devem estar:

a) isentos de microorganismos esporulados.
b) isentos de microorganismos.
c) com flora patogênica reduzida.
d) isentos de microorganismos patogênicos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FAPEC

Prefeitura de Água Branca - Médico Veterinário

Ano de 2013

Farinha láctea é o produto resultante de dessecação em condições próprias, da mistura de leite com farinha de cereais e leguminosas, cujo amido tenha sido tornado solúvel por técnica apropriada. A farinha láctea, para ser assim classificada, deve atender determinadas especificações. Assinale a alternativa correta sobre tais especificações:

a) Apresentar caracteres normais, inclusive boa solubilidade em água; ter no mínimo 20% (vinte por cento) de extrato seco total de leite; ter no mínimo 5% (cinco por cento) de gordura láctea; não ter mais de 6% (seis por cento) de umidade; ter no mínimo 30% (trinta por cento) de farinha de cereais ou de leguminosas; não ter mais de 1% (um por cento) de celulose; não conter substâncias conservadores.
b) Apresentar caracteres normais, inclusive boa solubilidade em água; ter no mínimo 30% (trinta por cento) de extrato seco total de leite; ter no mínimo 5% (cinco por cento) de gordura láctea; não ter mais de 10% (dez por cento) de umidade; ter no mínimo 30% (trinta por cento) de farinha de cereais ou de leguminosas; não ter mais de 5% (cinco por cento) de celulose; não conter substâncias conservadores.
c) Apresentar caracteres normais, inclusive boa solubilidade em água; ter no mínimo 20% (vinte por cento) de extrato seco total de leite; ter no mínimo 8% (oito por cento) de gordura láctea; não ter mais de 8% (oito por cento) de umidade; ter no mínimo 30% (trinta por cento) de farinha de cereais ou de leguminosas; não ter mais de 1% (um por cento) de celulose; pode conter substâncias conservadores, desde que sejam permitidas pelo D.I.P.O.A.
d) Apresentar caracteres normais, inclusive boa solubilidade em água; ter no mínimo 20% (vinte por cento) de extrato seco total de leite; ter no mínimo 8% (oito por cento) de gordura láctea; não ter mais de 10% (dez por cento) de umidade; ter no mínimo 40% (quarenta por cento) de farinha de cereais ou de leguminosas; não ter mais de 5% (cinco por cento) de celulose; pode conter substâncias conservadores, desde que sejam permitidas pelo D.I.P.O.A.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

São considerados alimentos de alto risco pela sobrevivência e proliferação da Salmonellatyphy:

a) alimentos cozidos e mantidos sobre refrigeração.
b) alimentos secos.
c) sorvetes e frutos do mar.
d) massas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IBC

Prefeitura de Carapicuíba - Médico Veterinário

Ano de 2013

A leishmaniose é uma zoonose que frequentemente tem como fonte de infeccção animais portadores sadios. A OMS recomenda como medida de controle desta enfermidade:

a) vacinação de animais domésticos e sinantrópicos.
b) tratamento de animais infectados e ou suspeitos.
c) sacríficio de animais suspeitos.
d) sacríficio de animais suspeitos e sororreagentes para Leishmaniasp.

A resposta correta é:

Filtro