Questões de Zootécnica
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
A Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), doença da Lista "B" do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), é uma enfermidade viral contagiosa fatal que infecta todos os eqüídeos (eqüinos, asininos e muares), de qualquer idade ou sexo. Com relação à AIE é incorreto afirmar:
A) A doença se manifesta sob as formas aguda, crônica ou inaparente.
B) Pode ser transmitida pela picadas de insetos hematófagos, principalmente as mutucas ( Stomoxys sp..
C) A transmissão se dá através de agulhas, seringas, esporas, freios, arreios ou outros utensílios contaminados com sangue infectado.
D) Para efeito de diagnóstico da AIE, a prova oficial utilizada é a Imunodifusão em Gel de Agar ( IDGA ).
E) Não existem medidas de controle e erradicação da AIE.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. Estima-se que a raiva bovina na América Latina cause prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares, provocados pela morte de milhares de cabeças, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação de milhões de bovinos e inúmeros tratamentos pós-exposição (sorovacinação) de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos. Com relação à raiva é incorreto afirmar que:
A) O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus.
B) O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) estabelece suas ações visando ao efetivo controle da ocorrência da Raiva dos Herbívoros no Brasil e não à convivência com a doença.
C) O PNCRH centra suas atividades na vacinação estratégica de espécies susceptíveis e no controle populacional de seu principal transmissor da doença, associadas a outras medidas profiláticas e de vigilância.
D) A raiva não é uma enfermidade de notificação compulsória, portanto, o proprietário não possui obrigatoriedade de notificação da ocorrência de raiva.
E) Compete ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a coordenação, a normalização e a supervisão das ações do PNCRH, a definição de estratégias para a prevenção e controle da raiva e o credenciamento de laboratórios para o diagnóstico de raiva e de outras doenças com sintomatologia nervosa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, ao instituir o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), reconheceu essas doenças como destacados problemas de saúde animal e de saúde pública no Brasil. Com relação a este assunto, é incorreto afirmar que:
A) Essas doenças são zoonoses causadoras de consideráveis prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produzem na produtividade dos rebanhos e dos riscos que acarretam à saúde humana.
B) O MAPA iniciou, no ano 2000, o processo de elaboração de uma proposta de programa para o controle da brucelose e da tuberculose animal, sendo o PNCEBT instituído em 2001.
C) O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas.
D) A brucelose, causada por Brucella abortus e a tuberculose ocasionada por Mycobacterium bovis, estão disseminadas por todo o território nacional.
E) A brucelose e a tuberculose atingem o rebanho bovino tanto de gado de corte como de gado de leite, porém, tais enfermidades não afetam a população de bubalinos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
A Febre Aftosa é uma doença da Lista "A" do Escritório Internacional de Epizootias (OIE). Ela está dentre as diferentes enfermidades que existem no mundo e no Brasil é a que provoca maior impacto, quanto seu aspecto econômico, social e político. Com relação à Febre Aftosa, marque a alternativa incorreta:
A) Por ser uma doença da Lista "A" da OIE, a Febre Aftosa é uma enfermidade de notificação compulsória.
B) É uma doença aguda e altamente transmissível causada por um vírus que afeta os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
C) O estado do Rio Grande do Norte, por possuir um Projeto de Educação Sanitária na Erradicação da Febre Aftosa desde 2004, é considerado um estado sem risco de ocorrência da Febre Aftosa.
D) O programa de erradicação da Febre Aftosa atua, principalmente, através de campanhas de vacinação obrigatória, fiscalização sanitária e campanhas educativas.
E) A Febre Aftosa causa grandes prejuízos devido às barreiras sanitárias levantadas pelos países importadores, o que gera perdas diretas aos criadores de carne, leite e derivados, além dos prejuízos dos indiretos por prejudicar as exportações de outros produtos como frutas, camarões e pescados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
"Planta tóxica mais importante dentro do grupo das plantas que causam "morte súbita" para bovinos no Brasil, devido a sua extensa distribuição, boa palatabilidade, alta toxidez e efeito acumulativo, é pertencente à família Rubiaceae a mesma do café e é conhecida popularmente como erva de rato, cafezinho, café bravo, erva café, roxa, roxinha, roxona, vick, cotó-cotó e tangará-açu." A afirmativa anterior refere-se:
A) Palicourea marcgravii.
B) Mascagnia rígida.
C) Tetrapterys acutifólia.
D) Oxypetalum banksii.
E) Ipomoea fistulosa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
A Linfadenite Caseosa é uma doença infecto-contagiosa que acomete caprinos e ovinos. O Nordeste é a região brasileira onde se observa a maior freqüência desta enfermidade, devido à grande concentração desses pequenos ruminantes, da vegetação contendo espinhos e da falta de orientação adequada aos criadores de caprinos e ovinos, quanto à sanidade de seu rebanho. Estes fatores são de grande relevância na transmissão e disseminação desta patogenia. Com relação à Linfadenite Caseosa é incorreto afirmar que:
A) Causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis.
B) Caracteriza-se pela formação de abscessos contendo pus de cor amarelo-esverdeado e consistência tipo queijo coalho.
C) Além dos caprinos e ovinos, esta enfermidade também afeta bovinos, suínos, cervos e animais de laboratório.
D) Para a caprino-ovinocultura nacional trata-se de um sério problema, com perdas econômicas evidenciadas através da diminuição de produção de leite, da desvalorização da pele devido às cicatrizes, além dos custos com o tratamento.
E) A disseminação do agente etiológico desta doença se dá no momento da cópula, sendo esta uma importante doença da reprodução para caprinos e ovinos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
Considerado o mais nobre dos alimentos, por sua composição em proteína, gordura, carboidratos, sais minerais e vitaminas, o leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira. O leite é o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas devendo segundo a Instrução Normativa 51/2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, apresentar os seguintes requisitos, exceto:
A) Ser um líquido branco, opalescente e homogêneo, de sabor e odor característicos.
B) Apresentar ausência de neutralizantes da acidez e reconstituintes de densidade.
C) Apresentar ausência de resíduos de antibióticos e de outros agentes inibidores do crescimento microbiano.
D) Atingir os requisitos físico-químicos, microbiológicos, contagem de células somáticas (CS) e resíduos químicos.
E) Ser menos viscoso que a água e não apresentar sabor ligeiramente açucarado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
IDIARN - Fiscal Agropecuário - Zootecnia
Ano de 2008
Um dos sustentáculos do agronegócio é a Defesa Agropecuária, cujo mecanismo de ação compreende a "vigilância, a fiscalização e a inspeção em todas as etapas e processos até o consumo final de produtos, subprodutos, derivados, respectivos insumos e resíduos em geral de origem animal e vegetal". Referindo-se às ações de defesa agropecuária é incorreto afirmar que:
A) A fiscalização do trânsito de produtos agropecuários constitui um importante alicerce para as ações da Defesa Agropecuária, ao evitar a introdução e disseminação de pragas e doenças.
B) As barreiras agropecuárias podem ser fixas ou móveis.
C) A fiscalização em barreiras agropecuárias inclui o controle do trânsito dos animais atendendo os Programas Nacionais de Sanidade Animal do MAPA.
D) Somente só são realizadas inspeções para a Defesa Sanitária Animal, pois atualmente já não se faz mais obrigatório inspeções para Defesa Sanitária Vegetal.
E) Inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal fiscaliza as condições higiênicas e as instalações dos meios de transporte utilizados, as condições de armazenamento dos produtos, a temperatura de conservação no veículo, as condições de integridade dos envoltórios e recipientes, os rótulos e as marcas oficiais dos produtos, bem como a data de fabricação e vencimento.1961
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Zootecnista
Ano de 2008
Sobre o sistema circulatório dos animais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Coração - propulsão do sangue.
( ) Artérias - vasos que deixam o coração, na grande circulação levam O2 e nutrientes e na pequena circulação levam
CO2 aos pulmões. São chamados eferentes.
( ) Veias - vasos que chegam ao coração e levam CO2 na grande circulação e na pequena circulação levam O2 ao
coração. São denominados aferentes.
( ) Capilares - área nos tecidos dos órgãos onde ocorre intercâmbio metabólico entre sangue e tecido. As artérias vão se
ramificando e diminuindo o calibre até chegarem a capilares e as veias partem dos capilares aumentando de calibre.
A seqüência está correta em:
A) V, F, F, F
B) V, V, V, V
C) F, F, F, F
D) F, V, V, V
E) V, V, V, F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONSULPLAN
Pref- Paulo Afonso BA - Zootecnista
Ano de 2008
A teníase e a cisticercose são infecções produzidas pelas fases adultas e larvária dos helmintos da família Taenidae.
Acerca disso, marque a afirmativa INCORRETA:
A) Existem duas espécies que afetam comumente os humanos: Taenia solium e Taenia saginata.
B) Os humanos são os hospedeiros definitivos obrigatórios para o estado larvário de ambas as espécies de tênias.
C) Suínos e bovinos são os hospedeiros intermediários para os estágios larvários deste parasita.
D) O homem adquire a teníase, ao ingerir carne de porco ou bovina crua ou mal cozida.
E) A cisticercose ocorre quando humanos, bovinos ou porcos ingerem os ovos, que contém os embrióforos, presentes em
alimentos contaminados.
A resposta correta é: